Na terça-feira (13) acontece a abertura da exposição fotográfica Pedra da Memória, da musicista e pesquisadora Renata Amaral. A mostra contém 70 painés impressos em cores e promove um diálogo entre a cultura do Brasil e do Benin, África, trazendo representantes da Casa Fanti Ashanti, do Maranhão, para se reunir com comunidades de culto vodum do Benin. O projeto conta com a realização de roda de conversas com o Babalorixá Euclides Talabyan e o prof. Dr. Brice Sogbossi, no dia 17 de março. No mesmo dia, será exibido um videodocumentário, parte integrante do projeto. Para participar do bate-papo, os interessados deverão se inscrever no local. O limite é de 30 vagas.
Casa Fanti Ashanti - É considerada como um dos mais importantes centros afro religiosos do Maranhão e é referência da cultura jeje-nagô no Brasil. Lá são cultuados os voduns trazidos do Benin, além dos orixás nagôs e diversas entidades surgidas no Brasil. Essa comunidade convive com símbolos, objetos, cânticos e rituais plenos de africanidade, onde a cultura jeje-nagô resiste. A exposição é fruto da memória de Euclides Talabyan, fundador da Casa Fanti Ashanti, por meio da qual a história das religiões afro brasileiras no Maranhã pode ser reconstruída, com as transformações de suas brincadeiras populares e a geografia particular da ilha de São Luís, ao longo de sua ocupação.
Exposição Fotográfica e Exibição do videodocumentário 'Pedra da Memória'Abertura: 13 de março de 2012, terça-feira, às 19h Visitação: de 14 de março a 13 de maio de 2012, de terça-feira a domingo, das 9h às 18h Entrada: franca Local: Caixa Cultural Salvador – Rua Carlos Gomes, 57, Centro, Salvador (BA) Informações: (71) 3241-4200
Diálogos Brasil-Benin (Roda de conversas com o Babalorixá Euclides Talabyan e o Prof. Dr. Brice Sogbossi)Data de realização: 17 de março de 2012, sábado, às 15h Inscrições: no local, a partir de 13 de março (30 vagas)