Em comemoração aos 35 anos da escola de Ballet Bahiano de Tênis, a cia apresenta o clássico “O Quebra Nozes” em parceria com a Escola de Dança da Fundação Cultural do Estado da Bahia. O espetáculo aconteceno dia 30 de novembro, às 20h, no Teatro Castro Alves, com entrada única de R$ 40. Além da apresentação, serão realizados dois Pocket Shows no Terreiro de Jesus no Pelourinho, com o tema do Quebra Nozes, fazendo parte do calendário comemorativo do Natal.
O QUEBRA NOZES - O ballet “Quebra Nozes” conta a história da linda menina Clara, que ganha do seu padrinho, Herr Dosslmeyer, um boneco quebra-nozes em formato de soldadinho e se encanta pelo presente. Ela fica desolada, no entanto, quando seu irmão, Fritz o quebra durante as brincadeiras da Noite de Natal. O padrinho de Clara a consola e conserta o brinquedo. Ela vai dormir e a partir daí, a magia toma conta do ballet: Clara sonha que um exército de ratos está invadindo o salão. O boneco quebra-nozes adquire vida e ataca os ratos, comandando um exército de soldadinhos de chumbo. O “Rei dos Ratos” fere o boneco que, desarmado, está prestes a perder a batalha, quando ela o salva, atirando seu sapato na cabeça dele. Clara sente a presença do Dosslmeyer, que, num passe de mágica, transforma o boneco em um belo príncipe: o príncipe quebra nozes. O príncipe, a conduz ao “Reino das Neves” e depois ao “Reino dos Doces”, onde vive a “Fada Açucarada”, que homenageia a menina Clara com uma grande festa, com danças típicas da Espanha, China, Rússia, entre outras. O espetáculo continua com uma sucessão de danças de diversas regiões do mundo, e outras que simbolizam o café, os chocolates, as flores, os doces e, por fim, o pas-de-deux da “Fada Açucarada”. No dia seguinte, os pais de Clara a encontram dormindo ao lado da árvore de Natal abraçada ao boneco quebra nozes. Ela acorda e percebe que tudo foi um lindo sonho.
|
---|
O
Ballet Bahiano de Tênis, mais conhecido pela sigla BBT, foi fundado em Janeiro de 1976, localizado na Avenida Princesa Leopoldina, nº 398 no bairro da Graça. É uma entidade cultural com fins artísticos, tendo como objetivo ensinar, promover e divulgar a dança, em suas diversas modalidades, acreditando na força da Arte para o desenvolvimento da cidadania e educação, cumprindo o seu papel de consolidar o Ballet Clássico na Bahia e mostrando Arte ao público. Com linguagem e técnica de padrão internacional, seguindo o método da Royal Academy of Dance – Inglaterra, o Ballet Bahiano de Tênis, oferece curso de Ballet Clássico para crianças a partir de 3 anos até a idade adulta. Após 35 anos da criação do BBT, a história da dança clássica na Bahia, não pode ser contada sem alusão a Tânia Maria Durand Gordilho, fundadora e diretora artística do Ballet Bahiano de Tênis. Através da metodologia adotada da Royal Academy of Dance, a maior e mais influente guardiã dos níveis de ballet clássico do mundo, o Ballet Bahiano de Tênis forma bailarinos aptos a se apresentarem em todos os tipos de grupos, companhias e contextos relacionados à dança.