
Mais de 200 mil estudantes de toda a Bahia foram até as escolas neste domingo (20) para realizar o segundo dia do Exame do Ensino Médio (Enem) 2022. As provas trouxeram questões sobre matemática e ciências da natureza (biologia, física e química).
Em Salvador, estudantes que compareceram ao exame no colégio Duque de Caxias, no bairro da Liberdade, encararam chuva na fila durante a espera da abertura dos portões. A unidade de ensino concentra um dos maiores números de candidatos na capital baiana.
Leia também:

VÍDEO: homem agarra mulher em depósito de supermercado na Bahia

Criança de 2 anos morre após ser atingida por mesa de mármore na Bahia

Índigena morre após ser baleado no estremo sul da Bahia

Homem morre atropelado após motorista invadir calçada na Bahia
Outras unidades de ensino que concentra grande número de inscritos são o Colégio Estadual Modelo Luís Eduardo Magalhães, localizado na San Martins, o Colégio Estadual Luís Viana Filho, em Brotas e o campus da Universidade Federal da Bahia (UFBA), PAF III, na Federação.
A estudante Sara da Silva, de 22 anos, estava no Colégio Estadual Duque de Caxias para participar do segundo dia de prova. Ela quer fazer pedagogia e está fazendo o ENEM para tentar uma bolsa de estudos integral. "Tive dificuldades por causa do trabalho mas consegui me preparar e achei a prova tranquila", conta Sara sobre o período de preparação para a prova.

No geral, os estudantes acharam o ENEM 2022 tranquilo, apesar de que a interdisciplinaridade das questões confundiu alguns participantes. "Eu me sai bem mas achei um pouco confuso colocar um assunto dentro do outro, [acabou] formulando questões difíceis de entender", disse Samuel Vieira, de 21 anos.

Para Sara, a prova poderia ter tido mais questões sobre a pandemia e a amplitude do tema da redação também foi um ponto negativo. "Para quem sabia simplificar, colocar apenas um povo, conseguiu fazer mas foi muito amplo. O tema não foi difícil mas algumas pessoas não estavam por dentro do assunto", diz ela.
Entretanto, é consenso que a prova não estava difícil, só abarcava muitos conteúdos. "Achei que foi uma prova muito interpretativa, só estava muito carregada. Mas se você souber separar as questões direitinho, é possível fazer uma boa prova", afirma Carolina Santiago, de 17 anos, que está fazendo a prova pela segunda vez.

Fazendo Enem pela 5ª vez, a jornalista Elis Ramos, de 24 anos agora quer cursar Letras. Ela destaca que a partir de 2016 o exame passou a ter mais questões com texto e para se preparar é necessário e saber interpretar. "Me preparei no 1º semestre. Foquei nas matérias do curso que estou interessada. [Sobre a primeira prova] achei que as questões estavam atualizadas, o tema da redação foi abrangente. Estou tranquila".
Vale relembrar que o primeiro dia do Enem foi realizado no domingo passado, dia 13. As provas foram de linguagens e ciências humanas e os estudantes precisaram responder questões sobre Rayssa Leal, a skatista brasileira campeã olímpica, música de Vander Lee, carnaval, redes sociais e não reconhecimento do resultado eleitoral.
Além da redação com o tema "Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil".
Em 2022, a Bahia registrou 258.861 inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os dados foram divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e pelo Portal Nacional da Educação (PNE).
Leia mais sobre Enem 2022 no iBahia.com e siga o portal no Google Notícias.
Veja também:

Lucas Sales
Lucas Sales
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!
