O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) está chegando. Na última segunda-feira (24), o Inep, órgão do Ministério da Educação que organiza o exame, divulgou os locais que prova, marcada para os dias 13 e 20 de novembro.
Segundo o MEC, 3,4 milhões de pessoas se inscreveram para a edição deste ano, sendo este o segundo menor número registrado desde 2005. Quem ocupa a primeira colocação é o exame de 2021, com 3,1 milhões de inscritos.
Leia também:
No primeiro dia do exame (13), serão aplicadas 90 questões objetivas sobre as áreas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e a de Ciências Humanas e suas Tecnologias, além da redação. Os estudante terão 5h30 para completar a prova.
Já no dia 20, os inscritos vão responder questões sobre Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias, com duração de 5h.
O resultado do Enem é utilizado para ingressos em faculdades públicas pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), privadas por meio do Programa Universidade para Todos (Prouni) e financiamento estudantil pelo Fies.
O iBahia preparou um compilado com todas as informações necessárias sobre os dias da provas. O que precisa levar? Como saber os locais de prova? Quando sai o resultado do Enem? Confira:
Como saber o local de prova?
O local de prova está presente no Cartão de Confirmação de Inscrição, que foi disponibilizado pelo Inep na página do participante.
Para ter acesso ao cartão, o estudante deve acessar o site, preencher os dados com CPF e senha, e procurar no menu a opção 'Cartão de Confirmação de Inscrição'. Nele constam a data e o horário do exame, o número de inscrição, a indicação dos atendimentos aprovados - como por exemplo, gestantes, lactantes, idosos e pessoas como alguma deficiência ou outra condição -, a língua estrangeira escolhida e as orientações relativas ao exame.
Não é obrigatório levar o documento no dia do exame, no entato, o MEC recomendam que os inscritos o levem.
Que horas fecham os portões e que horas começam as provas?
Embora o Enem esteja sendo dividido em dois finais de semana, os exames começarão no mesmo no mesmo horário em ambos os dias de prova e seguindo o horário de Brasília. Tanto no dia 13 quanto 20 de novembro as provas serão iniciadas na mesma hora, assim como a abertura dos portões e encerramento do exame.
Os portões serão abertos às 12h, com fechamento às 13h. O exame será iniciado às 13h20, com término âs 19h no primeiro dia de provas e às 18h30 no segundo dia.
Os alunos quem estiverem em fuso-horário diferente deverão começar o Enem com base no horário de Brasíla.
O que precisa levar para o Enem?
No dia das provas é obrigatório levar:
- Caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente;
- Documento de identificação válido, físico ou digital;
- Máscaras de proteção contra a Covid-19, exceto nos estados ou municípios onde o uso da máscara em local fechado esteja liberado por descreto ou ato administrativo de igual poder regulamentar
Aconselhável
- Cartão de Confirmação de Inscrição
- Declaração de Comparecimento impressa (caso precise justificar presença no exame)
O que não pode levar?
Alguns itens não podem ser utilizados durante a realização da prova do Enem. Por causa disso, antes do exame começar, os estudantes recebem um porta-objetos para colocar os itens proibidos, que devem ser deixados debaixo da carteira.
Alguns já são conhecidos, como eletrônicos desligados. Confira outros objetos que devem ser guardados:
- Declaração de Comparecimento impressa
- Óculos escuros, boné, chapéu, viseira, gorro ou similares
- Caneta de material não transparente, lápis, lapiseira, borrachas, réguas, corretivos
- Caneta de material não transparente, lápis, lapiseira, borrachas, réguas, corretivos
- Livros, manuais, impressos, anotações
- Protetor articular
- Relógio de qualquer tipo
- Dispositivos eletrônicos, como celulares,tablets, wearable tech, calculadoras, agendas eletrônicas, ipods, gravadores, pen drive, mp3 ou similar
- Alarmes, chaves com alarme ou qualquer outro componente eletrônico
- Fones de ouvido e/ou qualquer transmissor, gravador e/ou receptor de dados, imagens, vídeos e mensagens;
- Quaisquer outros materiais estranhos à realização da prova
Também é proibido porta bebidas alcoólicas e usar cigarros eletrônicos.
Quando sai o resultado?
Os gabaritos das provas objetivas serão divulgadas no Portal do Inep até o terceiro dia útil após o último dia da aplicação, 20 de novembro. As notas individuais serão divulgadas posteriormente na página do participante. Para acessar, é preciso utilizar os dados de inscrição. O Inep ainda não divulgou a data.
Precisa usar máscara?
A máscara de proteção não será exigida nos estados ou municípios onde o uso em local fechado esteja libertado por decreto. Nos lugares onde a utilização ainda for obrigatória, o Inep recomenda que o participante leve máscaras descartáveis.
"O participante pode levar um frasco de álcool líquido ou em gel, apesar de o produto disponibilizado em todas as salas. Também é permitido usar luvas transparentes ou semitransparentes durante a realização das provas. Todos esses equipamentos e itens de higiene próprios serão vistoriados", informa Inep.
O que fazer se estiver doente ou com sintomas?
Em caso de sintomas equivalentes à Covid-19, na semana anterior ou na véspera da aplicação, a orientação do Inep é para que o inscrito não compareça ao local de provas e solicite a replicação na página do participante.
É necessário anexar um documento comprobatória da condição, para o que o pedido seja analisado pelo Inep. O órgão divulgará a data da reaplicação, caso seja aprovada.
Leia mais sobre Enem 2022 no iBahia.com e siga o portal no Google Notícias.
Veja também:
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!