Sabemos que conquistar um novo emprego pode ser uma tarefa demorada e mais complexa do que realmente imaginamos. Existe alguns fatores externos que afetam este objetivo como a disposição do mercado para contratar, a concorrência de outros candidatos e até a índole e experiência do recrutador envolvido.
Como não controlamos os fatores externos, concentrar na sua responsabilidade dentro do processo seletivo é a solução. Muitos candidatos, ao focar a sua energia em melhorar o seu próprio desempenho, é surpreendido com ótimos resultados, pois a guerra da conquista do emprego é ganha ou perdida por suas próprias ações.
Leia também:
Quando falamos sobre processo seletivo é óbvio que devemos focar no currículo. Esta é a ferramenta que vai dar a largada em seu processo e te posicionar de forma destacada frente aos outros candidatos ou já te eliminar de imediato. Negligenciar esta etapa inicial e vital, enviando um currículo repleto de erros, pode te impedir participar das próximas fases, não importando o quão qualificado você esteja para a vaga em questão.
Este cenário pode ser evitado com medidas simples, um pouco de boa vontade e atenção. Seguem, então, os erros mais comuns que eu já presenciei nos últimos anos trabalhando com seleção e como você pode superá-los:
- Erros de português
Estes erros são como mosquitos que te impedem de dormir a noite: podem parecer pequenos e inofensivos, mas possuem potencial para estragar a sua noite de sono e te deixar ainda mais cansado e irritado para o dia seguinte. Com toda a tecnologia e com softwares gratuitos disponíveis atualmente, estes erros são imperdoáveis. Sendo assim, antes de enviar o seu currículo ou carta de apresentação, você deve sempre:
Utilizar um software de correção ortográfica. Certifique-se de que esteja habilitado e configurado para o idioma correto;
Imprima o documento e leia em voz alta. Isto vai destacar alguns erros e será mais fácil pegá-los;
Leia o seu currículo de trás para frente. Pode parecer estranho, mas esta é uma forma comprovada de pegar erros.
Peça a ajuda de um amigo ou parente para ler para você e revisá-los.
Após identificar os erros existentes, altere o seu currículo e mantenha-o atualizado para garantir que sempre imprimirá e enviará a versão corrigida.
- Falta de coerência
Ter um currículo coerente traz uma sensação de organização e fluidez que permite que o documento tenha uma leitura mais simples e agradável (fator que facilita a percepção positiva do recrutador sobre o seu perfil). Por outro lado, se o seu currículo tiver cada experiência profissional descrita e formatada de um jeito, com abreviações inadequadas, formas de escrita diferentes e formatações excessivas, o seu currículo pode ficar tão confuso que não apresentará adequadamente o seu perfil profissional. Certifique-se que o seu currículo siga o mesmo padrão e tenha coerência:
Utilize a mesma fonte em todo o documento. Destaque os títulos das diferentes seções e organize as informações com tamanhos de fonte diferentes, mas mantenha a mesma estrutura em todas partes. O mesmo vale para negritos e itálicos;
Evite escrever parte do currículo na primeira pessoa e outra na terceira pessoa. Se possível, escreva todo o documento na terceira pessoa e de maneira formal;
Evite utilizar abreviações ou siglas, mesmo que sejam comuns na sua área de atuação. Lembre-se que o recrutador pode não conhecer estas nomenclaturas e perder parte da informação que está passando.
Se o seu currículo tiver 2 páginas, garanta que a transição de páginas é suave. Por exemplo, se estiver descrevendo uma informação que possua duas linhas, evite listar uma linha em uma página e o restante em outra. Mantenha as duas linhas na segunda página para facilitar a leitura.
- Organização confusa ou inexistente
A organização do currículo e a sua formatação é a primeira grande impressão que você causa junto a empresa, o gerente ou o recrutador. Veja como criar a melhor primeira impressão possível:
Facilite a leitura para quem for avaliar seu currículo. Evite parágrafos longos e abuse dos tópicos;
Evite utilizar imagens, logotipos e outras artes no seu currículo. Além de desnecessários, podem afetar a formatação, interpretação e tirar a importância do que está escrito.
Garanta que o seu documento esteja simples e bonito. Para isto, você não precisa de imagens, fundos, bordas e outros artifícios. Um documento bem escrito e claro é tudo que você precisa;
Visualize o seu currículo a 2 metros de distância ou reduza o zoom no editor de texto. Assim, conseguirá ver o documento possui divisões claras e harmoniosas ao descrever os seus dados pessoais, as experiências profissionais e as formações acadêmicas.
Ao finalizar a formação sempre exporte o documento para PDF. Assim, o seu currículo manterá o design desejado.
Agora você tem um arsenal de informações para validar antes de enviar o seu currículo para a próxima vaga de emprego. Alguns detalhes podem parecer excessivos ou desnecessários, mas podem ser a diferença entre a conquista do emprego ou se manter na fila de espera.
Veja também:
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!