Estão abertas as inscrições para o processo seletivo de cursos técnicos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), para ingresso no ano letivo de 2024. No total são 1165 vagas ofertadas para o campus de Salvador.
Para participar, os interessados devem se inscrever até o dia 22 de setembro, no site do processo seletivo. É possível se inscrever na forma integrada, em que os estudantes cursam o Ensino Médio e o Ensino Técnico ao mesmo tempo, com tempo de duração de 3 ou 4 anos a depender do Projeto Pedagógico do Curso (PPC). A taxa de inscrição é de R$50.
Leia também:
O candidato poderá solicitar isenção parcial, caso atenda aos requisitos descritos no edital, descritos aqui. Com a isenção parcial, o pagamento da taxa será no valor de R$5. Além disso, o estudante inscrito na forma integrada será submetido, neste ano, a uma prova.
O exame será realizado no dia 29 de outubro, com 36 questões objetivas distribuídas entre as áreas de Linguagens, Matemática, Ciências Humanas e Ciências da Natureza. Os estudos para realização da prova escrita deverão ser orientados pelos materiais didáticos usados no Fundamental II, de todas as áreas do conhecimento, que sejam elaborados de acordo com a Base Nacional Curricular Comum (BNCC). O conteúdo programático pode ser verificado no edital.
Na capital baiana, as oportunidades oferecidas nos cursos técnicos integrados são para as áreas de automação industrial (70), eletrotécnica (80), geologia (35), química (90), refrigeração e climatização (80), edificações (80), mecânica (70) e eletrônica (80).
Para os estudantes que até a data de matrícula no IFBA tenham concluído o ensino médio (1º ao 3º ano) poderão concorrer a uma das 580 vagas nos cursos subsequentes, enquanto que estudantes que até a data de sua matrícula no IFBA tenham concluído o ensino fundamental (1ª a 8ª série/ 1º ao 9º ano) poderão concorrer a uma das 585 vagas nos cursos integrados da unidade acadêmica.
Além dos cursos integrados, o campus Salvador do IFBA também oferta cursos na forma subsequente. As oportunidades são para as áreas de automação industrial (90), eletrotécnica (70), hospedagem (90), manutenção mecânica industrial (90), instalação e manutenção eletrônica (90), instrumento musical (60) e saneamento (90). As vagas dos cursos subsequentes são divididas entre o primeiro e o segundo semestre.
Informações sobre documentação necessária para realizar a inscrição, os cursos subsequentes ofertados em cada campus, os parâmetros da distribuição de vagas pela Lei de Cotas, cotas de vagas para pessoas com deficiência (PcD) e quilombolas, entre outras, estão detalhadas no edital disponível em ingresso.ifba.edu.br
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!