O governo federal divulgou nesta quarta-feira (10) os editais do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), chamado de "Enem dos Concursos". A proposta pretende preencher 6.640 vagas de nível médio e superior que estão abertas em 21 órgãos do governo federal.
Leia também:
Foram apresentados detalhes sobre os blocos temáticos, conteúdo das provas, critérios de classificação e desclassificação, validade do concurso e composição das notas finais. A divulgação aconteceu durante uma coletiva de imprensa do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), marcada para às 14h30.
Com a inscrição na prova unificada, os candidatos vão poder concorrer a várias vagas em diferentes órgãos, mas dentro de uma mesma área de atuação. As inscrições vão começar em 19 de janeiro e seguem até 9 de fevereiro. O preço da taxa de participação varia de R$ 60 a R$ 90.
Já as provas serão aplicadas no dia 5 de maio. A banca responsável pelo concurso é a Fundação Cesgranrio. Um dos principais destaques foi a inclusão de 3 cidades para aplicação da prova. Anteriormente, eram 217 cidades brasileiras e agora o total é de 220 municípios.
A expectativa do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos é de 3,5 milhões de inscritos. O concurso nacional unificado tem validade de 12 meses. Segundo a ministra Esther Dweck, o 'Enem dos Concursos' deve ser aplicado de dois em dois anos.
Os oitos editais do processo seletivo devem ser publicados na edição extra do Diário Oficial União. As provas do CPNU acontecerão em 180 cidades, conforme lista divulgada pelo MGI. Na Bahia, 16 cidades estão incluídas na lista.
Veja a quantidade de vagas e especialidades:
Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental: 150
Analista de Infraestrutura: 300
Analista Técnico de Políticas Sociais: 360
Analista em Tecnologia da Informação: 300
Analista Técnico-Administrativo: 190
Economista: 27
Psicólogo: 2
Estatístico: 12
Técnico em Comunicação Social: 10
Técnico em Assuntos Educacionais: 2
Arquivista: 16
Arquiteto: 14
Engenheiro: 68
Bibliotecário: 4
Contador: 5
Médico: 20
Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços
Analista de Comércio Exterior: 50
Analista Técnico-Administrativo: 50
Economista: 10
Agência Nacional de Transportes Aquaviários
Especialista em Regulação de Serviços de Transportes Aquaviários: 30
Mari Leal
Mari Leal
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!