Se você acha que colocar sua foto no currículo pode ser um bom diferencial, saiba que realmente você pode estar certo. Contudo, lembre-se que estamos tratando da primeira impressão que empresa terá sobre você. Em outras palavras, nada de querer inventar moda e usar imagens super “diferentonas”. A não ser que a vaga peça um profissional mais ousado e extravagante.
Oportunidades para pessoas que trabalham com propaganda e design, podem até aceitar fotos mais descoladas. Contudo, a intenção aqui é que a imagem passe simpatia, honestidade e comprometimento com o trabalho. Sua foto precisa ser agradável e confortável de se ver. O efeito é o mesmo de quando conhecemos uma pessoa nova, a primeira sensação se dá pela aparência.
A foto perfeita para o seu currículo
Leia também:
Primeiramente, saiba que o local onde vai tirar a foto para currículo é extremamente importante. Tenha boa iluminação e evite usar o flash, por isso pode ser uma boa ideia tirar a foto de dia. Por fim, o destaque da foto é o seu rosto, não o ambiente. Então o fundo deve ser neutro. Se for o caso, edite a imagem para deixar uma cor neutra no fundo, como a cor branca, por exemplo.
1 – Você é o destaque do seu currículo
Como mencionado anteriormente, nada de tirar fotos em bares, lanchonetes e ambientes com poluição visual. Você tem que ser o destaque e o ideal é que o fundo seja claro, nada de cores escuras ou quentes. O enquadramento é o mesmo de uma foto 3x4, ele vai abranger dos ombros para cima.
2 – Terceirize a foto
Não precisa contratar um fotógrafo para fazer a imagem (se quiser, contrate, é claro), mas peça para outra pessoa te fotografar. Nada de tirar selfie. Se for o caso, use o temporizador e só pare de tirar as fotos quando conseguir o enquadramento perfeito. Um truque é tirar a foto na horizontal e depois cortá-la na vertical, isso dá certo.
3 – Nada de brilho excessivo
Aposte em roupas neutras, sem brilho e discretas. Utilize camisa social, blusa básica ou algo do tipo. Pode colocar um paletó ou casaco, se preferir. Nada de colocar muitos acessórios. Se for usar brincos, utilize os menores e mais discretos.
4 – Sorria moderadamente
O currículo tem que ser simpático, então sorria, mas não precisa chegar a gargalhar na foto. Apenas mostre que você é uma pessoa positiva e legal. Ainda assim, o currículo é documento profissional e o que interessa está no seu profissionalismo e não na sua risada.
5 – Penteado simples ajuda
Não precisa prender os cabelos até parecer que está de touca. Deixe os cabelos penteados e mais comportados para tirar a foto. Lembre-se que você não está enviando portfólio para agência de modelo. Precisa apenas ser espontâneo. Utilize um penteado tradicional e mais clássico. Mais uma vez: sempre, na dúvida, aposte no visual neutro.
6 – A maquiagem de ver leve
Se for usar maquiagem, ela deve ser suave e dar harmonia ao rosto. Nada de sombras super escuras ou brilhos de balada no rosto. Apenas amenize as marcas faciais, utilize um batom pastel e cores neutras.
-
*Conteúdo patrocinado. O iBahia não se responsabiliza pelo conteúdo do texto e links relacionados.
Veja também:
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!