|
---|
(Foto: Divulgação) |
Mudar de emprego, assumir um novo posto na carreira profissional, essa mudança não é nada fácil, e nos primeiros dias sempre bate aquele friozinho na barriga. Em entrevista para a exame.com, a psicóloga e consultora de carreira Adriana Gomes, conta que essa transição não é nada simples. "É como o início das aulas numa escola nova: você precisa se adaptar a múltiplos cenários ao mesmo tempo”, explica. Para ter uma chegada com pé direito é preciso controlar a ansiedade e o medo do desconhecido, além de se esforçar para garantir um bom começo. “Não é mentira que as primeiras impressões são as que ficam”, diz Romaly de Carvalho, professora de etiqueta no trabalho da FGV (Fundação Getúlio Vargas), em entrevista ao Exame.com. É preciso redobrar a atenção para atitudes que possam contribuir para o seu marketing pessoal, já que a fase inicial de um emprego é o período em que o profissional é observado mais de perto, segundo consultora.Confira abaixo algumas dicas para o começo de uma nova aventura profissional:
1. Fale pouco, escute muito Nos primeiros dias de trabalho é normal ficar um pouco mais tímido e também, ninguém espera que você já saia tagarelando pelos corredores. Tente se conter e fazer uma observação silenciosa dos seus novos colegas de trabalho. “Você precisa se informar sobre o seu novo ambiente. E não existe forma melhor de fazer isso do que escutar, escutar e escutar”, diz Adriana.
2. Economize nos “pitacos”Por mais que você tenha comentários a fazer sobre determinados assuntos, guarde seus comentários para si. “É arriscado se expor sem conhecer tão bem o seu novo trabalho”, alerta Adriana. Caso aconteçam reuniões para as quais você foi convidado, o melhor é agir como ouvinte. “Deixe as suas opiniões e avaliações mais veementes para o futuro”, aconselha.
3. Descubra quais são os rostos das figuras mais importantesA consultura afirma que neste primeiro momento, é preciso fazer um trabalho de “detetive” para se preparar e conhecer bem as pessoas. “Descubra quem são as figuras-chave da empresa, como o presidente e os principais diretores. Saber como eles são fisicamente evita constrangimentos ou posturas inadequadas se você encontrá-los no elevador ou pelos corredores da empresa, por exemplo”, explica.
4. Não tenha vergonha de se apresentarNão sinta vergonha de se apresentar aos novos colegas. “Descubra quando e onde as pessoas costumam se reunir para o café, e use esses espaços para se apresentar”, recomenda Romaly. Segundo ela, o gesto de se apresentar a quem você não conhece demonstra autoconfiança, além de ser simpático.
5. Tome a iniciativa para acompanhar colegas em almoços e happy hoursA consultora também aconselha que você busque ativamente oportunidades para socializar com os demais. De acordo com Adriana, o novato deve evitar almoçar sozinho, por exemplo. “Perca a vergonha e se convide para acompanhá-los nos almoços, cafés e até happy hours”, diz a consultora.
6. Não force amizadesApesar de ser importante fazer novas amizades, tome cuidado para não exagerar na dose. O ideal é encontrar um equilíbrio delicado entre simpatia e formalidade. “Não é para dar uma de ‘amigão’ com pessoas que você mal conhece. Intimidade é algo que se constrói, então é melhor manter uma certa distância, que vai se encurtando aos poucos”, diz Adriana.
7. Não se envergonhe das suas dúvidasNos primeiros dias, é natural estar um pouco perdido. As perguntas são muito bem-vindas porque serão vistas como sinal de interesse e disposição para aprender, mas elas devem ser exclusivamente sobre o trabalho. “Não é demérito nenhum desconhecer o funcionamento das coisas”, afirma.