A entrevista de emprego é uma oportunidade essencial na tomada de decisão, mas não apenas para o recrutador e o gerente da área. Lembre-se que a entrevista também é uma excelente oportunidade para você entender e validar se a empresa atenderá suas expectativas profissionais.
Independente se você estiver participando de uma entrevista de emprego formal no escritório da empresa ou de uma conversa informal com o responsável pela contratação em um almoço ou café, aproveite o tempo da entrevista para esclarecer se a vaga está alinhada atuação que deseja, se a empresa atenderá aos seus requisitos de crescimento e se oferecerá o ambiente de trabalho adequado.
Muitos candidatos ficam preocupados com o que o recrutador pode achar se fizer algumas perguntas na entrevista. Como recrutador posso afirmar que não me incomoda o conteúdo da pergunta, mas sim a forma como o candidato a faz. Se você for sincero, consciente e educado, as suas perguntas não causarão problemas.

Porém, se você perguntar com ironia, agressividade, desdém ou, até mesmo, tentando testar o recrutador, você estará dando adeus ao processo seletivo. Recrutadores costumam ter anos de experiência na análise da comunicação verbal e não verbal e sabemos que realizar perguntas desta forma remetem a uma postura não muito esperada no trabalho.
Tendo em vista estes cuidados, vamos a alguns pontos importantes para você poder tirar o máximo proveito da próxima entrevista que participar:
Analise previamente o que deseja do trabalho
Você precisa fazer a lição de casa antes de ir para a entrevista. É fundamental pensar sobre quais são as atividades profissionais que deseja realizar, qual o salário mínimo que está disposto a aceitar, quais os benefícios mais importantes para você, quais suas expectativas de crescimento ou estabilidade e qual o perfil da empresa e da liderança você mais gosta.
Sem essa análise prévia é muito fácil se perder ao longo da entrevista e acabar aceitando uma proposta de trabalho que pode gerar problemas em alguns meses.
Faça as perguntas e esclareça suas dúvidas
Tire proveito da entrevista para fazer perguntas que detalhem melhor o cenário de trabalho. Por exemplo, você pode perguntar como é o ambiente físico de trabalho, quais os critérios utilizados para promoção e quanto tempo uma pessoa que entrou com este cargo demora para se tornar gerente na empresa.
Leia também:

Rede de supermercados oferece 300 vagas de emprego em cidades da Bahia

BYD oferece mais de 500 vagas de emprego em nova fábrica

Rede de supermercados anuncia 800 vagas de emprego em Salvador

Empresa de ônibus de Salvador oferece mais de 100 vagas; confira
Acredito que o maior problema neste ponto não são os detalhes que deseja esclarecer, mas a forma como questionará. Se você fizer as perguntas de forma natural, com real interesse em conhecer mais sobre a empresa e de forma educada, você só ganhará pontos!
Reflita, esta vaga é para você?
Sei que você pode estar em uma condição de não poder escolher muito o emprego. E se estiver nesta condição, tudo bem. Mas se você for um profissional diferenciado, com resultados relevantes na carreira e que demonstra comprometimento com as empresas em que trabalha é sua obrigação avaliar a vaga.
Sem fazer esta análise você pode se jogar em uma armadilha e quem mais vai sofrer neste processo será você. Portanto, pergunte-se: “eu trabalharia nesta posição, nesta empresa e com esta liderança com engajamento e disposição pelos próximos anos?”. Se a resposta for não, pense com muito cuidado se realmente vale a pena aceitar a proposta de trabalho.
Preste atenção e faça a sua análise durante a entrevista! Cuidando de alguns detalhes você, certamente, poderá evitar armadilhas profissionais e encontrar um emprego que favoreça e desenvolva a sua carreira.
Veja também:

Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!
