icone de busca
iBahia Portal de notícias
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
EMPREGOS E CONCURSOS

3 fatores que atrapalham profissionais voltarem ao mercado

Toda vaga disponibilizada para contratação possui uma decisão estratégica da empresa por trás

foto autor

Redação iBahia

25/05/2019 às 8:59 • Atualizada em 31/08/2022 às 8:10 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News

Recebo várias perguntas de pessoas com mais de 40, 50, 60 e, até mesmo, 70 anos sobre o que devem fazer para conquistar um emprego no atual mercado de trabalho. Neste caso, não há segredo. Você deve ser capaz de mostrar que consegue produzir mais e melhor do que os outros candidatos no processo seletivo.

Foto: Reprodução



CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Leia também:

Vários profissionais dizem que depois de certa idade as empresas não contratam mais. Isso depende de vários fatores e, definitivamente, não é uma regra. Algumas vagas podem ser abertas com a pretensão de contratar alguém inexperiente, pois a empresa já possui a estrutura para desenvolvê-lo, assim como oportunidades são abertas apenas para quem tem pós graduação ou inglês fluente.



Toda vaga disponibilizada para contratação possui uma decisão estratégica da empresa por trás. Ainda assim, novamente, não são todas que possuem um requisito de idade esperada. Na maioria dos casos, o recrutador procura o mais preparado, com maior capacidade de entregar resultados e com disposição de construir uma relação de longo prazo com a empresa.



Sendo assim, vou listar três fatores que, geralmente, são apresentados por profissionais mais maduros em processos seletivos e que acabam com as suas chances de conseguir a vaga.




1- Acreditar que você está em desvantagem no processo seletivo por conta da idade



Lembre-se que isto é algo que as pessoas podem comentar diariamente, mas não é uma realidade. Existem vagas, que eu trabalho, nas quais as empresas pedem preferência por profissionais mais experientes. Isto vai depender do perfil da empresa, do tipo da vaga e da estratégia definida para esta nova posição.



Por isso, dedique-se fortemente no processo seletivo que você terá chances. Faça um bom currículo ou procure ajuda para elaborar um. Vá para a entrevista preparado e focado em responder as perguntas do recrutador mostrando o quanto você deseja aquela posição e como pode colaborar com a empresa.



Assumir que a sua idade é um problema para o trabalho que desenvolverá é um tiro no pé. Talvez você, realmente, não acredita que possa desempenhar um trabalho melhor do que pessoas jovens. Enquanto pensar assim, você continuará tendo dificuldades de se recolocar. A sua idade não é uma desvantagem, mas a sua forma de pensar e agir é!



2- Não demonstrar o nível de energia adequado ao processo seletivo



Demonstre energia sempre. Ninguém vai te contratar se você tiver uma postura muito passiva e demonstrar que, na sua idade, não está disposto a se entregar pela empresa. Gaste tempo para elaborar um bom currículo, procurar vagas, reativar antigos contatos, atualizar o seu perfil no LinkedIn e participar de cada etapa do processo seletivo.



Quando conseguir uma oportunidade de entrevista ou de participar de uma dinâmica de grupo, agarre-a! Mostre disposição, vontade e os seus diferenciais por ter mais vivência profissional que os outros candidatos. Se deseja uma posição no mercado, você precisa agregar todo o seu conhecimento e a sua experiência para a empresa.



O seu nível de energia na busca por uma oportunidade de emprego é diretamente proporcional ao resultado que obterá.



3- Manter um postura inflexível e de opinião muito rígida



Este é um dos fatores que mais afeta os profissionais com mais experiência. Muitos acreditam que por terem vivido inúmeras adversidades e terem (supostamente) mais experiência e conhecimento podem se dar ao luxo de manterem a sua forma de pensar congelada e as suas opiniões aprendidas há 5, 10 ou 30 anos.



O mundo muda com uma velocidade incrível e as experiências que você obteve há 5 anos (provavelmente) já não servem mais. É necessário se atualizar tecnicamente (conhecendo as novas ferramentas, tecnologias e metologias), bem como atualizar as suas opiniões e formas de ver o mundo.



Obviamente que a sua experiência é o seu grande ativo e que isto não pode ser descartado, mas isto não quer dizer que deve se manter no passado. A capacidade de utilizar o conhecimento aprendido sobre uma nova perspectiva, ajustado ao contexto atual, é o que fará você se destacar dos outros candidatos.

Foto do autor
AUTOR

Redação iBahia

AUTOR

Redação iBahia

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Tags:

Mais em Empregos e Concursos