O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgou na sexta-feira (12) qual será o tempo de cada candidato à presidência da República na propaganda eleitoral gratuita, que começa no dia 26 de agosto.
Luiz Inácio Lula da Silva, candidato à presidência pelo PT, é quem terá mais tempo em publicidade na rádio e televisão. Ele terá 3 minutos e 16 segundo de campanha na TV. Lula conta com o apoio de 141 deputados, que disputam pelos partidos PSB, Solidariedade, PSOL, Rede, Avante, gir, PROS, PC do B e PV.
Leia também:
Depois do petista, quem terá mais tempo nas emissoras é o atual presidente, Jair Bolsonaro, com 2 minutos e 40 segundo de propagante eleitora. Bolsonaro tem o apoio de 101 nos partidos PL, PP e Republicanos.
Candidata do MBD, Simone Tebet terá 2 minutos e 16 segundos na propaganda eleitoral gratuita. A senadora conta com apoio de 88 deputados das coligações do MDB, PSDB, Podemos e Cidadania. Soraya Thronicke (União Brasil) terá 2 minutos e 7 segundos, por causa dos 81 deputados eleitos do seu partido.
Ciro Gomes (PDT) é o que terá menos tempo: 50 segundos. O presidenciável não integra nenhuma coligações, portanto conta apenas com o apoio de 28 deputados eleitos, de seu próprio partido.
Como funciona
As rádios e TVs transmitirão dois blocos diários de 25 minutos de propaganda eleitoral gratuita, de segunda-feira a sábado. A obrigatoriedade é válida para todas as rádios e canais de TV aberta. Os blocos serão transmitidos nos seguintes horário:
Rádio
- 1º bloco: das 7h às 7h25
- 3º bloco: das 12h às 12h25
TV
- 1º bloco: das 13h às 13h25
- 2º bloco: das 20h às 20h25
Segundo as regras do TSE, a propaganda deve ser dividida da seguinte forma: às segundas, quartas e sextas serão propagandas para candidatos a senador, deputado estadual e governador, nesta ordem. Para o Senado, os candidatos terão apenas 5 minutos. Já os demais terão 10 minutos para apresentar suas propostas.
Às terças, quintas e aos sábados, será a vez dos presidenciáveis abrem o bloco, seguidos pelos candidatos a deputado federal. Nesse caso, para ambos os cargos, o tempo será de 12 minutos e 30 segundos.
Leia mais sobre Eleições 2022 no iBahia.com e siga o portal no Google Notícias
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!