
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgou na sexta-feira (12) qual será o tempo de cada candidato à presidência da República na propaganda eleitoral gratuita, que começa no dia 26 de agosto.
Luiz Inácio Lula da Silva, candidato à presidência pelo PT, é quem terá mais tempo em publicidade na rádio e televisão. Ele terá 3 minutos e 16 segundo de campanha na TV. Lula conta com o apoio de 141 deputados, que disputam pelos partidos PSB, Solidariedade, PSOL, Rede, Avante, gir, PROS, PC do B e PV.
Leia também:

Rico Melquiades revela planos para as Eleições de 2026: 'Determinado'

Justiça determina cassação dos mandatos de vereadores de Valença

Campanha 'Volta às Aulas Solidária' arrecada doações na Bahia

Presidente do PT desmascara Jojo Todynho sobre oferta de dinheiro
Depois do petista, quem terá mais tempo nas emissoras é o atual presidente, Jair Bolsonaro, com 2 minutos e 40 segundo de propagante eleitora. Bolsonaro tem o apoio de 101 nos partidos PL, PP e Republicanos.
Candidata do MBD, Simone Tebet terá 2 minutos e 16 segundos na propaganda eleitoral gratuita. A senadora conta com apoio de 88 deputados das coligações do MDB, PSDB, Podemos e Cidadania. Soraya Thronicke (União Brasil) terá 2 minutos e 7 segundos, por causa dos 81 deputados eleitos do seu partido.
Ciro Gomes (PDT) é o que terá menos tempo: 50 segundos. O presidenciável não integra nenhuma coligações, portanto conta apenas com o apoio de 28 deputados eleitos, de seu próprio partido.
Como funciona
As rádios e TVs transmitirão dois blocos diários de 25 minutos de propaganda eleitoral gratuita, de segunda-feira a sábado. A obrigatoriedade é válida para todas as rádios e canais de TV aberta. Os blocos serão transmitidos nos seguintes horário:
Rádio
- 1º bloco: das 7h às 7h25
- 3º bloco: das 12h às 12h25
TV
- 1º bloco: das 13h às 13h25
- 2º bloco: das 20h às 20h25
Segundo as regras do TSE, a propaganda deve ser dividida da seguinte forma: às segundas, quartas e sextas serão propagandas para candidatos a senador, deputado estadual e governador, nesta ordem. Para o Senado, os candidatos terão apenas 5 minutos. Já os demais terão 10 minutos para apresentar suas propostas.
Às terças, quintas e aos sábados, será a vez dos presidenciáveis abrem o bloco, seguidos pelos candidatos a deputado federal. Nesse caso, para ambos os cargos, o tempo será de 12 minutos e 30 segundos.
Leia mais sobre Eleições 2022 no iBahia.com e siga o portal no Google Notícias

Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!
