Após a vitória de Lula no 2° turno das eleições, vários países e políticos brasileiros parabenizaram o presidente eleito, neste domingo (30). Pelas redes sociais, políticos brasileiros e líderes mundiais falaram sobre o resultado.
No Brasil, o ex-presidente da República, Fenando Henrique Cardoso, parabenizou Lula.
Leia também:
"Parabés Lula pela vitória. Venceu a Democracia, venceu o Brasil!", afirmou. Ciro Gomes, que foi candidato no primeiro turno pelo Partido Democrático Trabalhista (PDT), Ciro Gomes,, também cumrpimentou Lula.
"Cumprindo o saudável dever democrático, quero cumprimentar o presidente Luiz Inacio Lula da Silva por sua vitória nas eleições, recém apuradas. Desejo ao presidente eleito toda a felicidade da honrosa missão a si concedida pela maioria de nosso povo brasileiro", escreveu.
Simone Tebet, que apoio o presidente eleito durante todo o 2° turno, também parabenizou Lul e o povo brasileiro.
"Obrigada, Brasil! As urnas falaram. Venceu a democracia e a verdade. Viva o povo brasileiro! Meus parabéns, preidente. A hora é de comemorar porque amanhã vai ser outro dia", parabenizou a senador.
Líderes mundiais
Líderes mundiais também manifestaram apoio ao presidente eleito Lula. Joe Biden, dos Estados Unidos, cumprimentou a vitória com uma nota oficial.
"Envio meus cumprimento a Luiz Inácio Lula da Silva em sua eleição para ser o próximo presidente do Brasil por meio de eleições livres, justas e confiáveis. Espero que trabalhemos juntos para continuarmos a cooperação entre os dois países nos meses e anos a seguir".
Emannuel Macron, presidente da França, afirmou que vai "unir forças para enfrentar os muitos desafios comuns".
"Parabéns, caro @Lulaoficial, por sua eleição que dá início a um novo capítulo da história do Brasil. Juntos, vamos unir nossas forças para enfrentar os muitos desafios comuns e renovar o vínculo de amizade entre nossos dois países", parabenizou em português pelas redes sociais.
O presidente do Chile, Gabriel Boric, também usou o twitter para parabenizar o presidente eleito.
"Lula. Alegría!", escreveu, repostando uma publicação de Lula feita logo após a confirmação do resultado.
O primeiro-ministro canadense Justin Trudeau afirmou que "está ansioso para trabalhar" com o futuro presidente.
"O povo do Brasil falou. Estou ansioso para trabalhar com @LulaOficial para fortalecer a parceria entre nossos países, entregar resultados para canadenses e brasileiros e avançar em prioridades compartilhadas – como proteger o meio ambiente. Parabéns, Lula!", disse.
O embaixador da Alemanha no Brasil, Heiko Thoms, também parabenizou Lula pela vitória, por meio do Twitter: "Parabéns, presidente Luiz Inácio Lula da Silva, pela vitória nas eleições! Estamos felizes com a perspectiva de ampliarmos juntos e aprofundarmos ainda mais as relações Brasil-Alemanha".
Leia mais sobre Eleições 2022 no iBahia.com e siga o portal no Google Notícias.
Veja também:
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!