Os jingles eleitorais marcam as campanhas dos políticos em busca de votos. As músicas tocadas repetidamente têm como objetivo fazer o eleitor lembrar de determinado candidato. Para a disputa ao governado da Bahia em 2022, os candidatos apostaram em diferentes ritmos - como piseiro, pagode e forró -, além de remakes de canções que fizeram sucesso no passado.
ACM Neto (União Brasil), Jerônimo Rodrigues (PT) e João Roma (PL) lançaram mais de um jingle cada um, Kleber Rosa (PSOL) tem um jingle lançado e Giovani Damico (PCB) e Marcelo Millet (PCO) ainda não divulgaram peças com jingles.
Leia também:
Jerônimo Rodrigues e João Roma escolheram o pagodão baiano para um dos seus jingles. No do petista, há participação do cantor O Polêmico. O piseiro é representado nos jingles de Roma, Jerônimo e ACM Neto.
Confira os jingles dos candidatos ao governo da Bahia - listados em ordem alfabética:
- ACM Neto
Ao anunciar a pré-candidatura para governador da Bahia, ACM Neto (União Brasil) apresentou um remake do jingle "ACM, meu amor". A canção embalou a vitoriosa campanha do avô de Neto, Antônio Carlos Magalhães, para o governo da Bahia, na eleição de 1990. Adaptada, a versão 2022 é cantada por Besouro, mesmo intérprete de 32 anos atrás.
Para marcar o novo número, ACM Neto optou pelo piseiro. Desde a eleição disputada em 2002, essa é a primeira vez que ele não terá no número do antigo partido Democratas, que após a fusão com União Brasil passou a usar outra numeração.
- Jerônimo Rodrigues
O candidato ao governo pelo PT reforça nos jingles o apoio do candidato petista à presidência da República, Luiz Inácio Lula da Silva. Em um das músicas, a letra diz que "Lula está com ele". Há também menção ao atual governador da Bahia, Rui Costa.
Jerônimo Rodrigues também tem um jingle cantado pelo cantor O Polêmico. que tem feito sucesso em festas, especialmente as do tipo 'paredão', pela Bahia. A música é intitulada "Samba do Jerô", em referência ao "Samba do Polly", principal sucesso do cantor.
- João Roma
O candidato do PL exalta o Auxílio Brasil nos dois principais jingles da campanha. Roma foi ministro da Cidadania, pasta responsável pelo pagamento do programa do do governo federal de transferência de renda. No primeiro, em ritmo de pagode, o auxílio é citado já nos primeiros versos.
O outro jingle é em ritmo de reggae e diz que o ministro é o "pai do Auxílio Brasil".
- Kleber Rosa
Com apenas um jingle lançado, a campanha do PSOL também usa a canção para apresentar seu candidato, destacando a história de vida de Kleber Rosa.
Leia mais sobre Eleições em iBahia.com e siga o Portal no Google Notícias.
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!