A TV Bahia transmite nesta terça-feira (27) o último debate entre os candidatos a governador da Bahia. Tradicionalmente, a emissora conclui o ciclo de debates do período eleitoral. Ou seja, é uma das últimas oportunidades dos eleitores decidirem em quem votará no dia 2 de outubro.
“Esse debate tem um peso importante democrático, porque ele permite que as pessoas que ainda estão indecisas possam avaliar as propostas dos candidatos, o desempenho no debate e assim tomar a sua decisão”, pontuou Henrique Mendes, editor da TV Bahia.
Leia também:
O jornalista é um dos responsáveis pela organização do debate. Henrique destaca o desafio de todo o processo, que precisa ser isento, equilibrado e cumprir as regras eleitorais.
“Nosso primeiro desafio é atender o nosso público, o eleitor, que quer de fato encontrar nesse debate instrumentos para que ele possa decidir o seu voto. Outro grande desafio também é lidar com os assessores e com os próprios candidatos, que também têm essas mesmas expectativas, de um debate organizado, democrático, isento e equilibrado”, completou.
Eurico Meira, diretor de conteúdo da Rede Bahia, também destacou a importância deste momento. "O debate é sempre uma ocasião especial. É aquele momento da cobertura quando candidato fala diretamente com o outro candidato, buscando debater as propostas e questionar sobre os temas mais importantes. É uma grande oportunidade para o eleitor tirar dúvidas e firmar convicções".
A mediação do debate, que começa após a novela ‘Pantanal’, será feita pela jornalista da TV Globo, Graziela Azevedo. A jornalista, que participou da série ‘Brasil em Constituição’, do Jornal Nacional, é a primeira mulher mediadora de um debate da TV Bahia.
“É uma honra estar aqui na Bahia e mediar esse debate na reta final, tão pertinho da eleição. Momento em que os eleitores, de um colégio eleitoral tão importante como a Bahia, ouvir as propostas dos candidatos. Então acho que vai ser um debate importantíssimo”, analisou.
"Fiquei sabendo quando cheguei que eu seria a primeira mediadora aqui na Bahia. É muito importante essa representatividade, espero honrar as mulheres com essa minha participação", completou
Foram convidados para o debate, os candidatos ACM Neto (União Brasil), Jerônimo (PT), João Roma (PL) e Kleber Rosa (PSOL), todos de partidos ou coligações com cinco ou mais representantes no Congresso Nacional.
A posição de cada político no estúdio, a ordem das perguntas e a apresentação das considerações finais foram definidas previamente em sorteio realizado na presença de representantes de todos os candidatos.
As regras do debate
O debate terá cerca de duas horas, e terá blocos com temas livres e temas determinados em sorteio, ao vivo, e as considerações finais.
O debate marca mais uma ação da Central de Eleições da Rede Bahia, que já realizou sabatinas com candidatos no g1, no Bahia Meio Dia, da TV Bahia, e nas rádios do grupo. Além de ter promovido, no g1, com participação de jornalistas do iBahia e da Bahia FM debates entre candidatos ao Senado e ao cargo de vice-governador.
Leia mais sobre Eleições 2022 no iBahia.com e siga o portal no Google Notícias.
Veja também:
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!