icone de busca
iBahia Portal de notícias
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
ELEIÇÕES 2022

Maioria de votos nulos e brancos não anula eleições; entenda diferença entre eles

TRE-BA destaca que as opções de voto branco ou nulo são computadas no processo eleitoral apenas para fins estatísticos

foto autor

Redação iBahia

21/09/2022 às 9:51 • Atualizada em 21/09/2022 às 12:22 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News

				
					Maioria de votos nulos e brancos não anula eleições; entenda diferença entre eles
Foto: Divulgação / TRE-BA

Uma das informações falsas que mais circulam durante a época de eleições é de que em caso de maioria de votos nulos e brancos o pleito será anulado. O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) destaca que as opções de voto branco ou nulo são computadas no processo eleitoral apenas para fins estatísticos. Dessa forma, é falso afirmar que, quando em número superior a 50% dos votos, anulam a eleição.

Se configura voto nulo quando o eleitor decide, por vontade própria ou erro de digitação, confirmar uma sequência que não corresponde a nenhuma candidatura. Quando isto acontece, a urna eletrônica emite um aviso de que o voto será anulado caso seja confirmada a sequência.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Leia também:

Já o voto branco ocorre ao pressionar a tecla “Branco” e, em seguida, clicar em “Confirma”. Com isso, o cidadão decide por não escolher entre nenhum candidato ou legenda partidária. Assim como o voto nulo, os votos em branco não são considerados válidos.

Nas Eleições Gerais deste ano, onde serão disputados os cargos para presidente e vice-presidente, governador, senador e deputados estaduais e federais, o voto não será invalidado caso seja confirmado apenas a escolha para um dos cargos pleiteados. Por exemplo: o eleitor pode votar apenas para governador e anular ou votar branco para os demais cargos, se assim preferir.

Qual é a diferença?
Voto em branco, de acordo com o Glossário Eleitoral do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), é aquele em que o eleitor não manifesta preferência por nenhum dos candidatos. Antes do aparecimento da urna eletrônica, para votar em branco bastava não assinalar a cédula de votação, deixando-a em branco. Hoje em dia, para votar em branco é necessário que o eleitor pressione a tecla “branco” na urna e, em seguida, a tecla “confirma”.

O TSE considera voto nulo aquele em que o eleitor manifesta sua vontade de anular o voto. Para votar nulo, o eleitor precisa digitar um número de candidato inexistente, como por exemplo, “00”, e depois a tecla “confirma”.

A principal diferença entre os dois é que antigamente o voto branco era considerado válido (isto é, era contabilizado e dado para o candidato vencedor), ele era tido como um voto de conformismo, na qual o eleitor se mostrava satisfeito com o candidato que vencesse as eleições, enquanto que o voto nulo (considerado inválido pela Justiça Eleitoral) era tido como um voto de protesto contra os candidatos ou contra a classe política em geral.

Leia mais sobre Eleições 2022 no ibahia.com e siga o portal no Google Notícias

Foto do autor
AUTOR

Redação iBahia

AUTOR

Redação iBahia

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Tags:

Mais em Eleições 2022