O primeiro voto nas eleições é um dos momentos mais esperados para jovens como o baiano Victor Fascio, de 16 anos, que fez questão de dar o importante passo.
"Eu estou muito feliz e animado porque para mim o voto tem uma importância gigantesca. É mais um pedaço da minha cidadania que eu estou exercendo", disse em entrevista ao g1.
Leia também:
Neste ano, as eleições conta com um número expressivo de novos eleitores em relação a votação de 2018. Foram quase 900 mil jovens que estão aptos à votarem pela primeira vez.
"Eu procurei me informar bastante sobre os candidatos. Eu sou novo nesse cenário. É a minha primeira eleição. Por isso eu busquei o máximo de informações em entrevistas, debates, no histórico e nas propostas dos candidatos. Espero que minha decisão seja acertada", explicou Victor sobre a responsabilidade do voto.
Mais jovens
O estudante Caio Brandão, de 17 anos, é mais um jovem que decidiu participar das eleições mesmo sem a obrigatoriedade.
"Eu não trouxe colinha, gravei tudo de cabeça mesmo. Antes de votar, conversei com meus pais e eles me explicaram como tudo funcionava. Fiquei nervoso e quase errei um dos candidatos, mas deu tudo certo", contou.
Ele votou no mesmo local onde estuda, no Colégio Sacramentinas, no bairro do Garcia, em Salvador.
O movimento de busca do direto pelo voto também chegou aos amigos de Victor e Caio. "As pessoas que conheço, da minha escola e da minha idade, tiraram o título de eleitor para votar neste ano. Foram poucos os que deixaram de fazer", disse o jovem de 16 anos.
"O Brasil é nosso e esse é o momento de expressarmos as nossas opiniões", finalizou Caio.
Leia mais sobre Eleições 2022 no iBahia.com e siga o portal no Google Notícias.
Veja também:
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!