Jerônimo Rodrigues (PT), eleito governador da Bahia no segundo turno no domingo (30), é o primeiro gestor estadual autodeclarado indígena no estado. O petista venceu o adversário ACM Neto (União Brasil), com 52% dos votos.
O ex-secretário de Educação da Bahia será o 46º governador do estado a partir de 1º de janeiro de 2023. Jerônimo tem 57 anos e nasceu no povoado de Palmeirinha, no município de Aiquara, no sudoeste da Bahia.
Leia também:
Professor licenciado da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Jerônimo é considerado homem de confiança do governador Rui Costa. Ele foi secretário estadual do Desenvolvimento Rural entre 2015 e 2019; e da Educação, de 2019 até deixar o cargo em março para disputar a eleição.
Ele foi escolhido pelo PT em decisão da Executiva Estadual do partido, após o senador Jaques Wagner anunciar a desistência em disputar a eleição. Antes de Jerônimo ser oficializado, o nome do senador Otto Alencar também foi apontado como possível concorrente ao governo, mas ele também recusou a disputa e se manteve na corrida eleitoral para o senado.
Jerônimo também trabalhou no governo federal durante a gestão da ex-presidente Dilma Rousseff (PT). Ele foi secretário nacional do Desenvolvimento Territorial. Em 2018, ele foi coordenador geral da campanha à reeleição de Rui Costa. Essa será a primeira vez que ele disputa uma eleição.
Leia mais sobre Eleições 2022 no iBahia.com e siga o portal no Google Notícias.
Veja também:
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!