icone de busca
iBahia Portal de notícias
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
ELEIÇÕES 2022

Governo da Bahia: ACM Neto, do União Brasil, e Jerônimo Rodrigues, do PT, vão disputar segundo turno

Com 99% apuradas, no primeiro turno, neste domingo (2), o petista teve 49,33% dos votos, enquanto o ex-prefeito de Salvador teve 40,88%

foto autor

Redação iBahia

02/10/2022 às 23:33 • Atualizada em 03/10/2022 às 0:58 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News

				
					Governo da Bahia: ACM Neto, do União Brasil, e Jerônimo Rodrigues, do PT, vão disputar segundo turno
Foto: Reprodução iBahia e Redes sociais

ACM Neto, do União Brasil, e Jerônimo Rodrigues, do PT, vão disputar o segundo turno da eleição para o governo da Bahia, no dia 30 de outubro. Com 99% das urnas apuradas no primeiro turno deste domingo (2), o petista teve 49,33% dos votos, enquanto o ex-prefeito de Salvador, ACM Neto, do União Brasil, teve 40,88%.

Jerônimo Rodrigues (PT)

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Leia também:

Professor licenciado da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Jerônimo é considerado homem de confiança do governador Rui Costa. Ele foi secretário estadual do Desenvolvimento Rural entre 2015 e 2019; e da Educação, de 2019, até deixar o cargo em março para disputar a eleição.

Ele foi escolhido pelo PT em decisão da Executiva Estadual do partido, após o senador Jaques Wagner anunciar a desistência em disputar a eleição. Antes de Jerônimo ser oficializado, o nome do senador Otto Alencar também foi apontado como possível concorrente ao governo, mas ele também recusou a disputa e se manteve na corrida eleitoral para o senado, e foi eleito com 58,30% dos votos válidos.

Jerônimo também trabalhou no governo federal durante a gestão da ex-presidenta Dilma Rousseff (PT). Ele foi secretário nacional do Desenvolvimento Territorial. Em 2018, ele foi coordenador geral da campanha à reeleição de Rui Costa. Essa é a primeira vez que ele disputa uma eleição.

ACM Neto (União Brasil)

Nascido em Salvador, Antônio Carlos Magalhães Neto, mais conhecido como ACM Neto, tem 43 anos. Ele foi prefeito de Salvador por oito anos, entre 2013 e 2020. Casado com a administradora Mariana Barreto, ACM Neto é pai de Lívia e Marcela, fruto de relacionamento anterior.

Advogado formado pela Universidade Federal da Bahia, ele é neto do ex-governador da Bahia e senador Antônio Carlos Magalhães (1927-2007). Antes de ser prefeito de Salvador, foi eleito deputado federal pela primeira vez em 2002 e, depois, renovou mais duas vezes o mandato, como o parlamentar mais votado da Bahia.

Foi presidente do Democratas entre 2018 e fevereiro de 2022, quando o Tribunal Superior Eleitoral confirmou a fusão entre o partido e o PSL, autorizando a criação do União Brasil, do qual Neto é secretário-geral.

Leia mais sobre Eleições 2022 no iBahia.com e siga o portal no Google Notícias.

Foto do autor
AUTOR

Redação iBahia

AUTOR

Redação iBahia

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Tags:

Mais em Eleições 2022