A deputada estadual reeleita Olívia Santana (PcdoB) e militantes petistas discutiram com Policiais Militares na manhã deste domingo (30) na porta do Colégio Henriqueta Martins, na Federação, em Salvador. Em vídeos que circulam pelas redes sociais, é possível ver a deputada discutindo com dois PMs.
Os agentes argumentavam que a política e os militantes estariam fazendo boca de urna, o que é proibido pela Justiça Eleitoral. Um dos PMs chegou a afirmar que "se fizer a bandeira", ele daria voz de prisão.
Leia também:
Nas imagens, Olívia aparece com uma camisa com os dizeres da música "Amanhã", de Guilherme Arantes, usada pela campanha do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), além de bandeiras do partido. Manifestações pessoais a favor de um candidato são permitidas pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA).
Em nota, a deputada afirmou que foi votar com a família e que a militância do PT teria a encontrado na frente da escola e "feito festa". "Dois policiais, truculentos, partiram pra cima da gente, do nada. Um deles disse que nos daria voz de prisão por estar fazendo boca de urna. Eu disse que aquilo era um absurdo, que eu conhecia a lei, e que eles não poderiam usar suas fardas e suas armas para violar os nossos direitos. Nosso pessoal estava fora da escola. Não era nada demais", narrou Olivia.
"Em certa altura, eu disse que o policial mais agressivo parecia um bolsonarista. Ele retrucou. - Sou bolsonarista porque não voto em ladrão? O parceiro dele também fez coro dizendo que eles eram policiais e não votavam em ladrão. Eu perguntei quem era o ladrão. Insisti pra que dissessem. Eles confirmaram que era Lula. Um absurdo! Eu disse que eles eram a vergonha da polícia baiana, eles tomaram a bandeira de um militante, eu segurei e eles puxaram da minha mão. Depois o mais violento foi pra cima de uma mulher que carregava uma criança no colo e carregava a bandeira de Lula. Corri para proteger ela, como vocês podem ver no vídeo", completou.
O iBahia procurou a Polícia Militar para saber o posicionamento da corporação, mas não teve retorno até o fechamento desta reportagem.
Leia mais sobre Eleições 2022 no iBahia.com e siga o portal no Google Notícias.
Veja também:
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!