Acontece nesta quinta-feira (29) o último debate do primeiro turno com candidatos à Presidência do Brasil. Realizado pela TV Globo, o encontro deve ter sete convidados, que terão as falas mediadas pelo apresentador William Bonner.
O debate começa logo após a novela "Pantanal". Você pode acompanhar tudo ao vivo neste link, na TV Globo e no Globoplay.
Leia também:
Participam do debate os candidatos Ciro Gomes (PDT), Jair Bolsonaro (PL), Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Luiz Felipe D’Ávila (NOVO), Simone Tebet (MDB), Soraya Thronicke (União Brasil) e Padre Kelmon (PTB).
Seguindo a lei eleitoral, segundo a TV Globo, foram convidados os candidatos de partidos com representação no Congresso Nacional de, no mínimo, cinco parlamentares e sem impedimento na Justiça, seja eleitoral ou comum.
Regras do debate
O posicionamento dos candidatos no estúdio foi definido por ordem alfabética do primeiro nome. Da esquerda para a direita, estarão Ciro Gomes (PDT), Jair Bolsonaro (PL), Padre Kelmon (PTB), Felipe D’Ávila (NOVO), Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Simone Tebet (MDB) e Soraya Thronicke (União Brasil).
Serão quatro blocos: o primeiro e o terceiro com temas livres; o segundo e o quarto com temas determinados. Ao final do quarto bloco, cada candidato fará suas considerações finais.
O debate deste ano tem uma nova regra em relação aos debates realizados em anos anteriores: os candidatos poderão dividir o tempo de resposta e réplica. Serão três minutos, que podem ser usados da forma como o candidato preferir.
Se usar apenas 20 segundos na resposta, por exemplo, poderá usar 2 minutos e 40 segundos na tréplica. O cronômetro é parado assim que o candidato sinalizar que terminou de responder à pergunta do outro candidato. Ainda como exemplo, se o candidato usar dois minutos e 30 segundos na resposta, terá 30 segundos para a tréplica. Para as perguntas, os candidatos continuam tendo 30 segundos, além de um minuto para a réplica.
As perguntas, em ordem sorteada previamente, serão feitas sempre de candidato para candidato. Um candidato pergunta para outro de sua livre escolha, entre os que ainda não tiverem respondido naquele bloco. No bloco de temas determinados, a mecânica é a mesma, com o mediador sorteando em uma urna, antes das perguntas, o tema que deverá ser abordado.
Leia mais sobre Eleições 2022 no iBahia.com e siga o portal no Google Notícias.
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!