A classe artística baiana que tentou um cargo no Congresso Nacional, acabou não obtendo êxito na missão.
Entre as celebridades baianas que participaram da corrida eleitoral em 2022, 4 artistas conseguiram ficar como suplentes, isto é, quando o candidato não tem voto suficiente para tomar posse como titular e fica na "lista de espera" podendo ser convocado para substituir quem ganhou temporariamente.
Leia também:
O iBahia trouxe uma lista com o desempenho das estrelas baianas que concorreram em 2022. Um dos fatores observados é que todos tentaram entrar na política pelo cargo de Deputado Federal. A lista traz também artistas que se candidataram pela primeira vez, e quem já tem uma trajetória na vida política, como Leo Kret e Igor Kannário.
O ex-vocalista da Timbalada, Xexéu, que se candidatou ao cargo de deputado federal pelo Patriota, recebeu apenas 698 votos nas urnas baianas.
A dançarina Leo Kret, que se candidatou ao cargo de deputada federal pelo PDT, recebeu 9.012 votos e aparece como suplente. A artista entrou na política em 2008, quando se candidatou pelo PR para o cargo de vereadora, e naquele ano, se tornou a quarta candidata a receber mais votos em Salvador.
O cantor Igor Kannário, tentava a reeleição como deputado federal pelo União Brasil e recebeu 20.514 votos. O artista, que se denomina como o Príncipe do Gueto, acabou ficando como suplente.
A candidatura de Netinho não chegou a ser uma surpresa para os baianos. O artista já flertava com a carreira política desde que assumiu um posicionamento mais firme nas redes sociais em apoio ao presidente Jair Bolsonaro. Candidato à vaga na Câmara pelo PL, o cantor recebeu mais votos do que os outros colegas da classe artística. O baiano teve 31.448 votos e aparece como suplente.
O cantor, compostor e ativista Lazzo Matumbi, considerado uma das vozes mais marcantes da música baiana, recebeu apenas 4.061 votos como candidato à deputado federal.
Nascido em Pernambuco e radicado na Bahia ainda criança, o cantor, compositor e músico premiado Targino Gondim também não teve sucesso como candidato a deputado federal. Concorrendo pelo Republicanos, o artista ficou com 9.650 votos e aparece como suplente pela segunda vez. A primeira aconteceu em 2018, quando saiu candidato pelo PV no mesmo cargo.
Leia mais sobre Eleições 2022 no iBahia.com e siga o portal no Google Notícias.
Veja também:
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!