icone de busca
iBahia Portal de notícias
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
ELEIÇÕES 2022

Baianos Daniela Mercury e Juca Ferreira são cotados para Ministério da Cultura de Lula

Além dos baianos, Chico César, Jandira Feghali e Manoel Rangel também são nomes na lista

foto autor

Redação iBahia

02/11/2022 às 18:53 • Atualizada em 02/11/2022 às 22:40 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News

				
					Baianos Daniela Mercury e Juca Ferreira são cotados para Ministério da Cultura de Lula
Foto: Reprodução

Com a eleição de Lula como presidente do Brasil a partir de 1° de janeiro de 2023, o Ministério da Cultura também deve ser recriado. O setor cultural é colocado como prioridade do governo federal. Na lista de cotados aparecem os baianos Daniela Mercury, e o ex-ministro da Cultura, Juca Ferreira.

De acordo com o jornal O Globo, a transição na área será acompanhada de levantamento de decretos feitos pelo governo de Jair Bolsonaro, com a possibilidade de que sejam revogados. Ainda segundo o jornal, estão entre as prioridades a discussão da medida provisória que adiou o prazo para repasses de recursos previstos pelas leis Paulo Gustavo e Aldir Blanc 2.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Leia também:

A cantora Daniela Mercury seria o nome favorito da futura primeira-dama, Janja, ao cargo. Já Juca Ferreira, aparece na lista pelo histórico como ex-ministro dos governos petistas. Além dos baianos, Chico César, que já foi secretário de Cultura da Paraíba também é cotado; junto com Manoel Rangel, que foi diretor-presidente da Ancine de 1004 a 2017; e a deputada federal Jandira Feghali, pela atuação durante processo de discussão das leis relacionadas ao setor.

Uma das preocupação quanto ao Ministério é a ordem orçamentária. Com Bolsonaro, a Cultura atingiu o menor valor real desde 2005, reajustando o dinheiro no orçamento de acordo com a inflação. Em 2021, foi empenhado R$ 1,38 bilhão, número que vem em queda constante desde 2013, quando o valor reajustado foi de R$ 4,1 bilhões.

Entre os órgãos que mais sofreram com os cortes estão Fundação Nacional de Artes (Funarte), Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Além disso, há preocupação quanto ao que o governo Bolsonaro ainda pode fazer na Secretaria, tanto com a volta do do ex-secretário nacional de Fomento e Incentivo, André Porciuncula, à pasta no dia 19 de outubro, quanto um possível rumor de volta do deputado federal eleito Mario Frias, que já chefiou a pasta.

Leia mais sobre Brasil no iBahia.com e siga o portal no Google Notícias.

Foto do autor
AUTOR

Redação iBahia

AUTOR

Redação iBahia

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Tags:

Mais em Eleições 2022