A Globo anunciou mais uma mudança na programação esportiva da emissora. O quadro "Central do Apito", criado em 2018, foi encerrado e a presença de ex-árbitros nas transmissões dos jogos também chegou ao fim. A informação foi publicada pela Notícias da TV e posteriormente confirmada pela emissora.
Os árbitros Sandro Meira Ricci e Fernanda Colombo foram demitidos do canal . “A Central do Apito deixa de existir durante as transmissões de futebol. As análises sobre arbitragem serão feitas, quando necessário, no conteúdo dos programas esportivos”, diz o texto divulgado pela emissora.
Entre as justificativas da Globo para o cancelamento é que o VAR (o árbitro de vídeo) tornou a presença de comentaristas de arbitragem obsoleta. A prática começou ainda nos final dos anos 1980, com Arnaldo Cézar Coelho, famoso por seus cometários de arbitragem.
“Sandro Meira Ricci e Fernanda Colombo não fazem mais parte do time de esporte da Globo. Nos últimos anos, com a implantação e consolidação do árbitro assistente de vídeo (VAR), as questões de arbitragem foram recebendo outro tipo de tratamento e o VAR foi oferecendo respostas às questões apresentadas durante os jogos”, fala a Globo.
Além disso, o modelo enfrenta hoje uma grande concorrência diante de nomes populares como o do streamer Casimiro Miguel, que com a Cazé TV transmite o Campeonato Carioca e exibirá jogos do Brasileirão 2023.
No último sábado (15),Galvão Bueno, um grande ícone do jornalismo esportivo, estará ao lado de Arnaldo Cézar Coelho, Casagrande e Tino Marcos para transmitir o amistoso Marrocos x Brasil através do canal do próprio narrador.
Leia também:
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!