A filiada da Globo no Paraná, a RPC, fez uma contratação inusitada para substituir um repórter do Jornal Nacional demitido há um mês. Lucian Pichetti, que era âncora substituto das versões regionais do Balanço Geral e do Cidade Alerta, deve ser contratado para um dos principais telejornais da TV Globo.
A situação chama atenção porque o caso é raro, já que as afiliadas da Globo costuma submeter profissionais vindos das concorrentes a um extenso processo de “desinfecção” antes de eventuais aparições em rede nacional. As informações foram divulgadas pelo TV Pop.
Leia também:
Outra polêmica envolvendo a nova contratação foram algumas situações dos bastidores. Até então, o profissional que iniciasse uma briga judicial com uma ex-empregadora não conseguia se realocar em um dos três maiores players televisivos do estado (RPC (Globo), RICTV (Record) e a Rede Massa, a afiliada do SBT). O jornalista, no entanto, entrou com um processo contra a parceira da Record no ano passado, alegando que a emissora não honrou com o pagamento de suas verbas rescisórias.
Jornalista da Record se envolveu em polêmica com Record
Em novembro, segundo apurou a reportagem do TV Pop, o Grupo RIC chegou a ser condenado a indenizar Lucian Pichetti em R$ 60 mil, mas a emissora recorreu da sentença. Desde então, ele não havia conseguido se realocar em uma emissora comercial.
Mesmo após a situação, o jornalista continuou como âncora da afiliada curitibana da CBN, operada por uma empresa independente, e virou apresentador de telejornais da TV Evangelizar, canal local do Padre Reginaldo Manzotti.
Agora, os planos do jornalista mudaram e para assinar contrato com a Globo, ele precisou abrir mão dos dois empregos, da CBN e da filiada da Globo, já que a emissora exige exclusividade.
O anúncio da contratação do ex-plantonista do Cidade Alerta e do Balanço Geral causou espanto entre os profissionais da RPC. Não é a primeira vez em que a emissora contrata jornalistas que atuaram em emissoras concorrentes, mas até aqui nenhum deles havia sido contratado para atuar em rede nacional.
Isadora Gomes
Isadora Gomes
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!