A Huawei vai ampliar sua já grande presença no Brasil com uma nova estratégia: vender celulares premium. A gigante chinesa já fornece equipamentos para todas as grandes operadoras de telefonia no país, mas não vende smartphones no mercado doméstico há cinco anos. O modelo escolhido pela empresa para reconquistar os brasileiros são da série P30. As vendas começam em 17 de maio, com preços sugeridos de R$ 2.499 a R$ 5.499.
A iniciativa representa mais um revés para o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que busca convencer seus aliados do Ocidente a banir a tecnologia da Huawei da próxima geração de celulares. Os EUA dizem que os equipamentos fornecidos pela empresa com sede em Shenzhen servem aos serviços de espionagem do governo chinês.
Em visita aos EUA em março, o presidente Jair Bolsonaro e Trump discutiram estratégias para aumentar o comércio entre os dois maiores países do continente americano. Embora Trump tenha recomendado um veto à empresa chinesa, Bolsonaro disse que o Brasil tentaria negociar com o maior número de países possível , sem viés ideológico.
Os EUA e a China são os maiores parceiros comerciais do Brasil, o maior exportador mundial de várias commodities, como minério de ferro, carne bovina e soja.
A Huawei divulgou seus planos de voltar ao segmento de celulares no Brasil terça-feira em um evento realizado no único hotel seis estrelas de São Paulo, o Palácio Tangará. A empresa vendeu esses aparelhos por aqui por um breve período em 2014, com foco nas faixas de custo médio e baixo, mas concluiu que a abordagem não era sustentável, disse Ketrina Dunagan, vice-presidente sênior de marketing da Huawei para o setor de consumo.
Veja também:
Leia também:
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!