O Dia dos Namorados é comemorado no dia 12 de junho aqui no Brasil. Mas você já se perguntou uma coisa? Por que a data criada para comemorar o amor, em terras brasileiras, é diferente do resto do mundo?
A comemoração entre casais pode até ser romântica, mas a data é puramente comercial. Tudo começou em 1948, com o publicitário João Dória (pai do ex-prefeito de São Paulo).
Leia também:
Ele sugeriu a data como uma solução para aquecer o mercado de vendas no mês de junho. Isso porque o período era conhecido pelas vendas fracas.
Dória se inspirou no sucesso do Dia das Mães e pensou em um dia para que os 'pombinhos' trocassem presentes: O Dia dos Namorados.
Fugindo do tradicional Valentines's day, comemorado nos Estados Unidos e na Europa no dia 4 de fevereiro, o publicitário ressignificou junho. Escolheu o dia 12 por ser véspera do dia de Santo Antônio - O Santo Casamenteiro.
Assim, criou uma propaganda instituindo a celebração no país com o slogan "Não é só com beijos que se prova o amor".
Da dos Namorados no Brasil
A partir daí, o dia 12 de junho nunca mais foi o mesmo e diversas regiões do país passaram a aderir, criando assim uma comemoração nacional. A tática deu certo, pois, atualmente, é a terceira melhor data para o comércio.
Perde apenas para o Natal e o Dia das Mães. A média do faturamento do dia romântico de 2022, por exemplo, chegou a R$ 6,5 bilhões, de acordo com o relatório da All in em parceria com ClearSale.
Aline Gama
Aline Gama
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!