A autora Manuela Dias optou por reescrever uma cena de "Vale Tudo" para ajustar a forma como o alcoolismo de Heleninha (Paolla Oliveira) é abordado no remake. No texto original, Odete Roitman (Débora Bloch) se referia à filha como "bêbada" com a frieza característica da personagem. No entanto, a escritora achou que o termo era estigmatizante e enviou uma orientação à equipe para modificar a fala, segundo informações da colunista Fábia Oliveira, do Metrópoles.

No novo diálogo, Odete chama Heleninha de "alcoólatra". No entanto, a fala ainda é corrigida por Celina (Malu Galli), que não deixa passar: "A palavra certa é alcoolista, Odete". A vilã, entretanto, vai reagir com a mesma arrogância de sempre: "Eu falo da minha filha como eu quiser". E Celina rebate: "E é justamente por isso que ela está como está".
Leia também:

Vale Tudo: personagem descobre segredo de Odete e tira fortuna de vilã

Vale Tudo: Heleninha se humilha para Odete e faz pedido contra Ivan

Vale Tudo: veja as principais mudanças de Manuela Dias na novela

'Vale Tudo': Fátima surta ao flagrar César com outra mulher
O clima esquenta, e a troca de palavras mostra que, mesmo nas menores falas, a novela está sendo atualizada para os tempos de hoje - com mais consciência e menos julgamento.
A decisão de manter a cena com a correção não é por acaso. Nos bastidores, a equipe reconhece que o termo "bêbado", embora comum na época da novela original, carrega hoje um peso de descaso e preconceito. A escolha de usar "alcoolista" segue uma abordagem mais acolhedora, alinhada com os termos adotados por grupos de apoio e profissionais da saúde mental.
'Vale Tudo': Fátima é pedida em casamento, mas Odete impõe condição

O grande sonho e objetivo de Maria de Fátima (Bella Campos) enfim vai se concretizar. A vilã vai ser pedida em casamento por Afonso (Humberto Carrão) e conseguir entrar na milionária família Roitman em "Vale Tudo", novela das 21h da Globo. No entanto, a jovem terá que ceder a uma condição imposta por Odete (Debora Bloch).
Antes do pedido, a matriarca aceita seguir o projeto do filho para a TCA, desde que ele se mude para Paris e fique no controle da sede da empresa lá. Mesmo um pouco contrariado, ele aceita a proposta e chama Maria de Fátima para ir junto, mas ela recusa. Afonso divide a história com a mãe, que sugere um pedido mais formal e sério de casamento para a filha de Raquel (Taís Araújo).
Dessa vez, com direito a anel e pedido de joelhos, Fátima aceita se casar com o herdeiro. A jovem se empolga e sugere até para a mãe que faça um jantar para conhecer o noivo. O pedido deve acontecer no capítulo do dia 2 de julho.
Odete impõe condição para casamento
A matriarca da família Roitman sabe do jeito interesseiro de Fátima, e por isso, impõe um acordo para Afonso e a noiva antes do casamento. Haverá uma cláusula no contrato pré-nupcial que só permite que a garota tenha acesso ao dinheiro da família após dois anos de casamento.

É também nos preparativos para o casamento que Raquel descobre que a filha roubou a mala com os dólares. Durante a experimentação do vestido, a cozinheira invade o ateliê e dá uma verdadeira lição em Fátima.
Assista ao 'De Hoje a Oito', podcast de entretenimento do Ibahia:

Naiana Ribeiro
Naiana Ribeiro
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!
