Buscando exaltar a cultura local em "Renascer", a Globo contratou mãos baianas para criarem o vestido feito sob medida para o casamento entre Maria Santa (Duda Santos) e José Inocêncio (Humberto Carrão), na trama das nove.
A cena foi exibida na noite da terça-feira (30) e mostrou o longo vestido rendado usado por Santinha na cerimônia. A responsável pelo desenho de criação foi dona Maria do Carmo, de Saubara, no Recôncavo Baiano.
Leia também:
Em entrevista para a TV Bahia, ela falou sobre a emoção de ter o trabalho exposto nacionalmente em "Renascer". "Muita emoção, muita emoção mesmo. Agradecendo a Deus por estar viva para ver tudo isso acontecendo comigo e com Saubara. Sempre sonhei com isso, só pedi a Deus sabedoria e tempo para esperar", disse.
Parte da "Associação dos Artesãos de Saubara - Casa das Rendeiras e Trançadeiras", Maria do Carmo foi indicada para o trabalho e acertou diretamente com a figurinista da Globo.
O contato aconteceu em julho e o vestido demorou dois meses para ficar totalmente pronto, sendo entregue em setembro do ano passado. No local, as artesãs trabalham com a renda de bilro e o trançado de palha.
"A gente fez as aplicações, os pedaços, eu desenhei, passei para o papelão e do papelão eu dei para as artesãs confeccionarem. Depois que cada uma fez um pedaço, foram 140 pedaços de aplicações, eu emendei todas e nós fizemos duas toalhas de 2 metros de comprimento e em setembro concluímos esse trabalho", explicou.
Por fim, a artesã falou sobre o momento em que viu o trabalho em "Renascer", na cena do casamento dos personagens. "Foi muita emoção, meu coração ontem só foi alegria. Meu celular não parou o dia todo, foi muita emoção mesmo. Muito feliz com esse trabalho e com o nosso trabalho na casa das rendeiras, são as rendeiras para o mundo e isso não é pouca coisa não", finalizou.
Lucas Mascarenhas
Lucas Mascarenhas
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!