Eu finjo que sou bom com datas. Mas, na verdade, eu sou péssimo e só ando com um calendário de datas importantes marcado. Só que tem uma data que eu nunca esqueço: o dia das mães. Eu tenho a mãe mais incrível do mundo, então isso me lembra que ela merece um dia dedicado a ela.
Não só ela, mas todas. Nos últimos dias, passei algum tempo pensando no que poderia escrever para homenagear as mães nesse dia tão especial. Depois de pensar e conversar com a minha querida editora, veio aí: "Que tal falar das mães mais odiadas?" Foi a primeira coisa que pensei, afinal, muitas vezes elas são as mais queridas pelo público, mas fomos além e vamos falar também das amadas.
Leia também:
Nas novelas, com muita frequência conhecemos personagens maternas que são amadas ou não pelo público devido ao seu comportamento e ações nas histórias. Aqui irei listar algumas mamães marcantes nas telenovelas brasileiras que são “queridas” e, no final, quero saber se “Tô certo ou tô errado”?
As mães mais amadas
Dona Lola (Glória Pires) - Éramos Seis (2019)
Na versão mais recente protagonizada por Glória Pires, a nossa eterna Maria de Fátima de "Vale Tudo" interpretou uma mãe sofredora, mas muito batalhadora e que lutou muito para manter os filhos unidos. Família para ela é tudo.
“Éramos Seis” é baseada no romance da escritora paulista Maria José Dupré (1898-1984), publicado em 1943 pela Companhia Editora Nacional. A novela foi a quinta versão exibida na televisão brasileira.
Dona Lurdes (Regina Casé) - Amor de Mãe (2019-2021)
Essa é tão querida e amada por alguns que virou personagem de livro e agora um filme que estreia na próxima segunda (13), no Globoplay. Lurdes é uma mulher simples nascida em Malaquitas, cidade fictícia no Rio Grande do Norte. A personagem de Regina Casé em Amor de Mãe tem quatro filhos: Magno (Juliano Cazarré), Ryan (Thiago Martins), Érica (Nanda Costa) e Domênico (Eros Lazari), que foi vendido pelo pai.
A personagem foi muito amada não só pelos filhos, mas pelo público de casa também. Minha mãe mesmo adora D.Lurdes. Acho que é porque as duas amam tirar fotos abraçadas com árvores e plantas (desculpe mãe).
Maria do Carmo (Susana Vieira) - Senhora do Destino (2004)
Sendo interpretada por Susana Vieira, já sabemos que é uma grande personagem, não é mesmo? Afinal, ninguém é mais poderoso do que ela e Deus. Na história, a nossa heroína Maria do Carmo foi sozinha com os filhos para o Rio de Janeiro em busca de uma vida melhor. Em meio a uma confusão em decorrência do regime militar no país, ela perdeu sua filha Lindalva (Carolina Dieckmann).
Diante da dor e das dificuldades, ela se torna empresária do ramo da construção civil sem deixar de lado a felicidade dos filhos. A recompensa veio no reencontro emocionante com a família e na vingança contra a nossa vilanzona Nazaré Tedesco (Renata Sorrah), que foi uma mãe e tanto também.
As mães mais odiadas
Carminha (Adriana Esteves) - Avenida Brasil (2012)
Tem mais que são ótimas, não é? Pois bem, essa é uma peste que de boa não tem nada. Carmen Lúcia Moreira de Souza, ou melhor, Carminha foi uma gênia da maldade e sempre tratou todos com muito amor, inclusive os seus filhos. Mentira!
A vilã destilava veneno até com os filhos Jorginho (Cauã Reymond) e a adolescente Ágata (Karol Lannes). A adolescente sofria com os maus-tratos da própria mãe, que sempre reclamava da filha por não cuidar da alimentação.
Flora (Patrícia Pillar) - A Favorita (2008)
Lara (Mariana Ximenes) é filha de Flora (Patrícia Pillar), mas foi criada por Donatela (Claudia Raia) na novela 'A Favorita'. Quando Flora estava longe da filha, um apelido entrou na moda e até hoje eu e minha amiga Rafaela lembramos com muito carinho da forma que a personagem é chamada pela mãe, “purgante”.
Tem mãe mais querida do que essa? Simmmm.
Eva (Ana Beatriz Nogueira) - A Vida da Gente (2011)
Essa é uma das minhas mães favoritas das novelas e acho que ela foi muito injustiçada. Ela tinha mais afeição pela filha Ana (Fernanda Vasconcellos) e vivia em pé de guerra com a outra filha, Manuela (Marjorie Estiano).
Na minha opinião, Manuela sempre esteve errada e Eva sempre esteve certa. O público acreditava que Eva era a vilã e pintava assim, mas na minha opinião, a vilã era Manuela. Eva só queria que a filha Ana vivesse o sonho que tinha e que se empenhava para realizar.
E é isso, vocês concordam que essas seis mulheres são mãezonas? Tô certo ou tô errado?
David Cardoso / Tô certo ou tô errado?
David Cardoso / Tô certo ou tô errado?
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!