Autora de “A força do querer”, Gloria Perez diz que persegue um mesmo tema em todas as suas novelas: a diversidade.
— A dificuldade que as pessoas têm de aceitar o diferente me incomoda. Como estou falando de tolerância, trato da questão dos transexuais, que é um dos aspectos nos dias de hoje de que não se tem a compreensão. As pessoas ainda confundem o que é um trans — diz a autora.
Além de abordar as descobertas e dilemas de Ivana (personagem da atriz Carol Duarte), que fará a transição de gênero ao longo da novela, a autora vem dando destaque a Nonato (Silvero Pereira) na trama. Ele é um travesti, que se reconhece pelo nome de Elis Miranda, e sua história também gira em torno da identidade de gênero.
Numa cena da novela, Nonato contou a uma amiga que sempre gostou de se vestir de mulher, mas que apanhou muito do irmão numa ocasião. Ele explicou que quer ser travesti, transformista, e não tem a menor vontade de operar ou ser mulher.
DO PALCO PARA A TV
Rejeitado pela família, Nonato veio do interior do Ceará para o Rio com o desejo de tentar a vida artística. Como não encontrou a aceitação que esperava na capital carioca, criou o personagem Nonato, que trabalha como motorista da família de Eurico (Humberto Martins) para se manter na cidade.
Para Silvero, as histórias de Ivana e Nonato correm em paralelo na novela:
— Enquanto Ivana não se reconhece num corpo feminino, Nonato não tem questões com seu corpo. É bom para dar mais informação ao público sobre a transexualidade e a travestilidade.
Estreante em novelas, o ator fez sucesso no teatro com “BR-Trans”, monólogo escrito por ele, com histórias reais de transexuais. Silvero acha “extremamente importante abordar esses assuntos numa trama da TV aberta”.
— A discussão pode ganhar maior amplitude.
Maria Clara Spinelli interpreta Mira, amiga de Irene (Débora Falabella) - Divulgação/TV Globo
Assim como fez com Carol Duarte, uma atriz cisgênera que interpreta um transexual homem, a autora escalou Maria Clara Spinelli para o papel de Mira, amiga de Irene (Débora Falabella). A atriz é transexual e esteve no elenco da série “Supermax” (2016). Agora, ela interpreta uma personagem cisgênera em “A força do querer”.
Veja também:
Leia também:
AUTOR
Redação iBahia
AUTOR
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!
Acesse a comunidade