Com estreia marcada para 22 de janeiro, o remake de "Renascer" promete dar uma repaginada na história de 1993, criada por Benedito Ruy Barbosa, para abrir espaço para os novos costumes e debates.
O ator Marcos Palmeira, que vive o protagonista José Inocêncio na segunda fase da novela de Bruno Luperi, falou com o iBahia em evento de lançamento da novela sobre as mudanças de Ilhéus, no sul do estado, 30 anos depois das gravações da primeira versão.
Leia também:
Marcos esteve no elenco de 1993 como o personagem João Pedro, filho do protagonista. Na época, o papel do coronel era de Antônio Fagundes.
"Eu acho que essa essa preocupaçãoo desse cacau mais agroecológico, mais agroflorestal, onde você sai da monucultura do cacau e agora você pode entrar com cupuaçu, com acerola e você tem esse retorno na efetividade do solo, faz você entender que não existe praga, existe desequilíbrio", iniciou o ator sobre as mudanças na trama.
"Então quando ele fala 'a rainha vassoura de bruxa' [praga que acabou com plantações de cacau nos anos 1990], ele enxerga isso, que a praga é indicativo de algum problema, então você tem que ir lá e remanejar aquela área para poder fazer com que ela ganhe efetividade. Eu acho que esse é um grande diferencial", seguiu Marcos Palmeira.
O investimento em tecnologia e cuidado com o meio ambiente são nítidos desde o primeiro capítulo da trama. O assunto vai rendendo ainda mais com a passagem de tempo e a chegada de novos meios de trabalhar com o cacau.
"Eu acho que a gente está sendo muito honesto nessa novela, acho que o baiano vai ficar feliz, os produtores de cacau também vão curtir de novo e ao mesmo tempo vai se desconectar do que foi e vai se conectar com o que está sendo e isso vai ser legal", finalizou.
Ainda sobre a Bahia, em coletiva de imprensa, Marcos Palmeira falou sobre a proximidade que possui com a Bahia e plantações de cacau, já que vem de uma família de produtores.
"Acho que o Zé Inocêncio tem a relação com o cacau [e eu também]. Tenho meu bisavô, depois meu avô e meus pais como produtores de cacau, ainda temos produção na Bahia. Esse negócio da proteção ambiental, ele vem muito com esse olhar forte e eu me identifico muito com ele nisso", explicou o ator.
Lucas Mascarenhas
Lucas Mascarenhas
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!