icone de busca
iBahia Portal de notícias
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Em reprise

Entenda sucesso de 'Mulheres de Areia', trunfo em diferentes décadas

Sucesso de público e repercussão, novela de Ivani Ribeiro segue marcando gerações em nova exibição

foto autor

Lucas Mascarenhas

28/11/2023 às 11:56 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News

Exibida originalmente em 1993 no horário das 18h, "Mulheres de Areia" se tornou um fenômeno na exibição original e colecionou uma legião de fãs que acompanharam a história de Ruth e Raquel.


				
					Entenda sucesso de 'Mulheres de Areia', trunfo em diferentes décadas
Trama elevou em 14 pontos a audiência das 18h em 1993. Foto: Reprodução/TV Globo

Após 30 anos, a trama é reprisada pela Globo no início das tardes, horário com menos televisores ligados, e segue sendo sucesso de audiência e repercussão.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Leia também:

Não existe uma fórmula certa para o sucesso de uma novela, ainda mais de uma reprise, ou várias, mas a trama possui alguns fatores que podem explicar a identificação do público.

O elenco cheio de estrelas é um desses fatores. A novela possui nomes como e Gloria Pires, Guilherme Fontes, Marcos Frota, Raul Cortez, Susana Vieira, Vivianne Pasmanter, Humberto Martins e Sebastião Vasconcelos nos papéis principais.

No texto, Ivani Ribeiro, uma das mais importante autoras da dramaturgia brasileira assinou a história. Ela é a mesma por trás de outros sucessos como "A Viagem", "A Gata Comeu" e "O Sexo dos Anjos".

Vale lembrar que esse é um remake da novela de mesmo nome, feita pela mesma autora para a extinta TV Tupi.

Audiência acima da média

Exibida originalmente entre fevereiro e setembro de 1993, "Mulheres de Areia" tinha meta de 35 pontos no ibope, mas acabou elevando em 14 pontos o que se esperava para ela.


				
					Entenda sucesso de 'Mulheres de Areia', trunfo em diferentes décadas
Personagens carismáticos marcaram a trama de Ivani Ribeiro. Foto: Reprodução / TV Globo

A estreia rendeu 46 pontos de audiência e foi só aumentando conforme os capítulos seguintes. No derradeiro final foram 57 pontos de audiência, sendo que o recorde foi de 60 pontos, números de novela das nove. A média final ficou em 49 pontos.

Já em sua terceira reprise, em 2023, a audiência segue em torno dos 13 pontos, ótimo índice para o horário do início da tarde, que possui menos televisores ligados. A novela também sempre aparece no top 10 dos produtos mais consumidos no Globoplay, o que aponta uma mudança em como o público consome novelas atualmente.

Com tanta gente assistindo há 30 anos fica fácil saber que a história reverberou de avós para netos ao longo dos anos e seguiu no imaginário popular, servindo até de identificação para irmãos que possuem temperamentos diferentes.

Quem nunca ouviu falar de um irmãos mais "bonzinho" ser a Ruth e o que possui um "gênio forte" ser chamado de Raquel? A história ultrapassou gerações.

Elenco de 'Mulheres de Areia' comenta sucesso

Os próprios atores falaram sobre o motivou o tamanho sucesso da novela. Em entrevista para a Quem, Gloria Pires, Marcos Frota, Guilherme Fontes e Susana Vieira comentaram os pontos que perceberam ao longo das décadas.


				
					Entenda sucesso de 'Mulheres de Areia', trunfo em diferentes décadas
Trama da gêmea boa contra gêmea má cativou os telespectadores em diferentes décadas. Foto: Reprodução/Globo

"A novela é uma obra original da nossa talentosíssima Ivani Ribeiro. Foi dirigida magistralmente por Wolf Maya, Ignacio Coqueiro e Carlos Magalhães. Fazia sucesso com todas as faixas etárias. Foi um trabalho intenso, mas resposta do público foi linda e fico feliz cada vez que ainda hoje citam as gêmeas", disse Gloria Pires.

"Havia o casamento entre grandes atores e técnicos com um grande texto. Um clássico é sempre um clássico. Ivani Ribeiro, a autora, foi uma das maiores novelistas do país. Uma carpintaria de dramaturgia perfeita", comentou Guilherme.

"O texto é um clássico da nossa teledramaturgia e exige que o ator tenha muita atenção. Contracenar, também, com atores como Laura Cardoso, Paulo Goulart, Raul Cortez e, principalmente, a Gloria Pires, vivendo Ruth e Raquel, exigiu o máximo de mim", disse Marcos Frota na ocasião.

"A novela foi pautada por grandes interpretações. Eu contracenava com Raul Cortez, eu adorava meu grande amigo. Trabalhei várias vezes com ele, um ator supimpa, muito engraçado nos bastidores. Uma estrela. O que mais me encantava ao ver a novela era como, sem grandes modernidades, eram feitas as cenas de gêmeas com a mesma atriz", opinou Susana Vieira.

foto autor
AUTOR

Lucas Mascarenhas

AUTOR

Lucas Mascarenhas

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Tags:

Mais em NOVELAS