icone de busca
iBahia Portal de notícias
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Tô certo ou tô errado?

'Elas por Elas' e a audiência contra elas

A novela completou um mês no ar e vem apresentando recordes negativos de audiência

foto autor

David Cardoso/Tô certo ou tô errado?

04/11/2023 às 7:00 • Atualizada em 11/12/2023 às 21:20 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News

Eu estava pensando em escrever nesta semana sobre uma viagem que farei nos próximos dias, mas eu juro que vou contar tudo isso depois. Na última segunda-feira (30), estava no ônibus a caminho do trabalho e escutei duas senhoras conversando sobre novelas e minhas orelhas levantaram. Não que eu goste da vida dos outros, mas o assunto novela me empolga muito (sério, David?).


				
					'Elas por Elas' e a audiência contra elas
Festa na casa de Lara tem formação de aliança para separar casal Lara (Deborah Secco), Adriana (Thalita Carauta), Helena (Isabel Teixeira), Renée (Maria Clara Spinelli), Carol (Karine Teles), Taís (Késia) e Natália (Mariana Santos). Foto: Globo/Léo Rosario

O que estava em jogo nessa conversa? A novela "Elas por Elas", que acabou de completar um mês no ar. Elas disseram que estavam gostando da novela, mas que achavam que era exibida no horário errado. Sim, a novela está sendo exibida no horário errado e vou explicar o motivo.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Leia também:

Quando a TV Globo anunciou o reboot eu fiquei muito empolgado e comecei a assistir a versão original de 1982, que sempre sonhei acompanhar, afinal, uma obra de Cassiano Gabus Mendes, merece ser apreciada.

Aumentem o brilho do celular ou do notebook, que eu cheguei pronto para contar tudo sobre o motivo que a nova versão da história não está sendo o sucesso esperado.

O original

Não me canso de enaltecer a história de "Elas por Elas". A novela é centrada na história de sete amigas que se reencontram e percebem o quanto a vida de cada uma mudou por causa de decisões do passado e um possível crime: o irmão de uma das amigas morreu após cair (ou ser empurrado) de um penhasco (e não foi o da Luísa Sonza).

Com uma mistura de mistério, romance, drama e muita comédia, a versão original teve muitos destaques, como a escalação do elenco e a abertura que até hoje é lembrada pela originalidade (já falei sobre isso aqui).

Na versão original mesmo o foco sendo as sete amigas, o grande destaque foi o personagem vivido pelo saudoso Luís Gustavo, que deu vida ao detetive confuso Mário Fofoca.


				
					'Elas por Elas' e a audiência contra elas
Luís Gustavo e Eva Wilma na versão original em 1982. Foto: Globo/Divulgação

Mário participaria apenas dos primeiros capítulos da novela, mas fez tanto sucesso com o público que ficou até o final e ainda ganhou um filme e um seriado.

A nova versão

Também com um elenco estelar e personagens carismáticos, a nova versão é apresentada para o público de maneira bastante atualizada, com as mudanças da sociedade nesses últimos 41 anos da versão original.

Em 1982 seria impossível ter uma protagonista negra e outra sendo uma mulher trans em uma novela sem gerar espanto e indignação no público.

De maneira brilhante e ensinando como fazer um remake, os autores Thereza Falcão e Alessandro Marson atualizaram a história trazendo assuntos importantes para debates sociais!


				
					'Elas por Elas' e a audiência contra elas
Lara contrata Mário para descobrir quem era a amante de Átila Lara (Deborah Secco), Mário (Lázaro Ramos) e Evilásio (Cosme dos Santos). Foto: Globo/Divulgação

Um grande destaque é a escolha do elenco: Lázaro Ramos extremamente carismático e formando mais uma vez uma excelente dupla com Deborah Secco.

Afinal, qual é o grande problema?

Sendo bem sincero, estou amando a nova versão da história, mas o grande problema é que é uma boa novela no horário errado. A faixa das seis tem um público e estilo muito específico.

O horário das seis possui características bem marcantes: histórias mais leves e lúdicas, embora sem deixar de lado tramas de época e/ou regionais. O público se acostumou com isso e "Elas por Elas" é uma novela das SETE.

Sempre vou dizer a mesma coisa: Você consegue transformar uma novela das seis em novela das nove, vice-versa, mas é praticamente impossível pegar uma das sete e transformar em das seis. Até a forma de abordagem do humor é diferente.

Vi que um dos diretores assumiu que foi uma escolha equivocada de horário, mas ainda é possível reverter isso? (um furacão e começar tudo de novo? Talvez!).


				
					'Elas por Elas' e a audiência contra elas
Renée (Maria Clara Sinelli) e Taís (Késia). Foto: Globo/Divulgação

Na minha opinião (antes que me processem), as mudanças deveriam ser: Transformar a novela em algo mais solar (sair daqueles tons escuros e vermelhos da casa da personagem Helena), focar nos romances, começar a encerrar mesmo antes do tempo alguns mistérios e segredos (Quem era a patinha? Por que o marido de Renée fugiu?, Troca de bebês, etc) e trazer outras tramas com uma pegada mais popular.

A novela está no seu segundo mês e sim tem solução. Muitas começaram mal e com o tempo foram crescendo e acho que aqui pode acontecer o mesmo.

Acho que vocês concordam comigo, tô certo ou tô errado? Eu sou muito rebelde quando o assunto é novela, começo a falar e não quero parar mais. Falando em rebelde, semana que vem... deixa pra lá, sem spoilers. Fui!


				
					'Elas por Elas' e a audiência contra elas
Ísis (Rayssa Bratillieri) e Giovanni (Filipe Bragança). Foto: Globo/Léo Rosario
Foto do autor
AUTOR

David Cardoso/Tô certo ou tô errado?

AUTOR

David Cardoso/Tô certo ou tô errado?

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Tags:

Mais em NOVELAS