Eu estava pensando em escrever nesta semana sobre uma viagem que farei nos próximos dias, mas eu juro que vou contar tudo isso depois. Na última segunda-feira (30), estava no ônibus a caminho do trabalho e escutei duas senhoras conversando sobre novelas e minhas orelhas levantaram. Não que eu goste da vida dos outros, mas o assunto novela me empolga muito (sério, David?).
O que estava em jogo nessa conversa? A novela "Elas por Elas", que acabou de completar um mês no ar. Elas disseram que estavam gostando da novela, mas que achavam que era exibida no horário errado. Sim, a novela está sendo exibida no horário errado e vou explicar o motivo.
Leia também:
Quando a TV Globo anunciou o reboot eu fiquei muito empolgado e comecei a assistir a versão original de 1982, que sempre sonhei acompanhar, afinal, uma obra de Cassiano Gabus Mendes, merece ser apreciada.
Aumentem o brilho do celular ou do notebook, que eu cheguei pronto para contar tudo sobre o motivo que a nova versão da história não está sendo o sucesso esperado.
O original
Não me canso de enaltecer a história de "Elas por Elas". A novela é centrada na história de sete amigas que se reencontram e percebem o quanto a vida de cada uma mudou por causa de decisões do passado e um possível crime: o irmão de uma das amigas morreu após cair (ou ser empurrado) de um penhasco (e não foi o da Luísa Sonza).
Com uma mistura de mistério, romance, drama e muita comédia, a versão original teve muitos destaques, como a escalação do elenco e a abertura que até hoje é lembrada pela originalidade (já falei sobre isso aqui).
Na versão original mesmo o foco sendo as sete amigas, o grande destaque foi o personagem vivido pelo saudoso Luís Gustavo, que deu vida ao detetive confuso Mário Fofoca.
Mário participaria apenas dos primeiros capítulos da novela, mas fez tanto sucesso com o público que ficou até o final e ainda ganhou um filme e um seriado.
A nova versão
Também com um elenco estelar e personagens carismáticos, a nova versão é apresentada para o público de maneira bastante atualizada, com as mudanças da sociedade nesses últimos 41 anos da versão original.
Em 1982 seria impossível ter uma protagonista negra e outra sendo uma mulher trans em uma novela sem gerar espanto e indignação no público.
De maneira brilhante e ensinando como fazer um remake, os autores Thereza Falcão e Alessandro Marson atualizaram a história trazendo assuntos importantes para debates sociais!
Um grande destaque é a escolha do elenco: Lázaro Ramos extremamente carismático e formando mais uma vez uma excelente dupla com Deborah Secco.
Afinal, qual é o grande problema?
Sendo bem sincero, estou amando a nova versão da história, mas o grande problema é que é uma boa novela no horário errado. A faixa das seis tem um público e estilo muito específico.
O horário das seis possui características bem marcantes: histórias mais leves e lúdicas, embora sem deixar de lado tramas de época e/ou regionais. O público se acostumou com isso e "Elas por Elas" é uma novela das SETE.
Sempre vou dizer a mesma coisa: Você consegue transformar uma novela das seis em novela das nove, vice-versa, mas é praticamente impossível pegar uma das sete e transformar em das seis. Até a forma de abordagem do humor é diferente.
Vi que um dos diretores assumiu que foi uma escolha equivocada de horário, mas ainda é possível reverter isso? (um furacão e começar tudo de novo? Talvez!).
Na minha opinião (antes que me processem), as mudanças deveriam ser: Transformar a novela em algo mais solar (sair daqueles tons escuros e vermelhos da casa da personagem Helena), focar nos romances, começar a encerrar mesmo antes do tempo alguns mistérios e segredos (Quem era a patinha? Por que o marido de Renée fugiu?, Troca de bebês, etc) e trazer outras tramas com uma pegada mais popular.
A novela está no seu segundo mês e sim tem solução. Muitas começaram mal e com o tempo foram crescendo e acho que aqui pode acontecer o mesmo.
Acho que vocês concordam comigo, tô certo ou tô errado? Eu sou muito rebelde quando o assunto é novela, começo a falar e não quero parar mais. Falando em rebelde, semana que vem... deixa pra lá, sem spoilers. Fui!
David Cardoso/Tô certo ou tô errado?
David Cardoso/Tô certo ou tô errado?
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!