Nesta sexta-feira (19), é celebrado o Dia dos Povos Indígenas, criado para conscientizar e comemorar a cultura indígena no Brasil, que a cada ano é mais representada nos produtos culturais do Brasil.
O maior deles, as novelas, contam com atores indígenas nos elencos, o que era algo impensável há 10 anos atrás, quando os personagens eram feitos por pessoas brancas que utilizam adereços.
Leia também:
Em tramas como "Terra e Paixão" e "Renascer", a Globo contratou atores veteranos e estreantes para papéis que levaram a representatividade para as telinhas.
Veja a lista de atores indígenas para conhecer e acompanhar:
Adanilo - "Renascer"
O ator Adanilo fez o primeiro papel nas novelas em "Renascer", onde viveu o personagem Deocleciano na primeira fase da trama de Bruno Luperi.
Em entrevista ao iBahia, em janeiro deste ano, ele falou sobre as gravações de "Renascer" na Bahia.
"Foi imprescindível a gente ter passado um mês em Ilhéus, primeiro assim para conhecer um pouco do cacau, do esquema das fazendas, mas também porque eu acredito que a gente enquanto ator, quando a gente ocupa um espaço e um tempo, eles ocupam a gente também e para esse trabalho foi imprescindível que a gente pisasse, de fato, no cacau", explicou Adanilo.
Mell Muzzillo - "Renascer"
Mell Muzzillo também é estreante nas novelas e vive a personagem Ritinha em "Renascer". Na versão original, de 1993, ela foi feita por Isabel Fillardis.
Mac Suara - "Renascer"
O ator Mac Suara, intérprete do Chico das Mortes em "Renascer", foi um dos primeiros atores indígenas do cinema. Pertencente aos povos Terena e Kadiwéu, o ator vive o personagem que trabalha na fazenda de José Inocêncio (Marcos Palmeira).
Daniel Munduruku - "Terra e Paixão"
O ator Daniel Munduruku foi intérprete do Pajé Jurecê Guató, que ajudou diversas vezes o personagem de Cauã Reymond durante a jornada dele em "Terra e Paixão".
Em entrevista ao "Papo de Segunda", do GNT, ele chegou a falar sobre a importância da cultura de pertencimento dos povos indígenas.
"Às vezes as pessoas questionam 'O Daniel escreveu um livro, ele tem celular chique, ou tem carro'. As pessoas acham que isso diminui o meu pertencimento a um povo. Ao contrário, isso valoriza o meu pertencimento", disse.
Suyane Moreira - "Terra e Paixão"
Também da novela "Terra e Paixão", a atriz Suyane Moreira, descendente de indígenas, fez a personagem Iraê Guató e teve destaque na trama.
"Eu guardo muitas lembranças boas da minha avó, da minha infância, do conhecimento dela. Ela era uma mulher bem pequenininha no físico, mas gigante nas atitudes. Lembro da força do olhar, a força do agir, a força da decisão que ela tinha, e que eu de alguma forma estou retratando nessa personagem", explicou ela sobre a inspiração para o papel.
Lucas Mascarenhas
Lucas Mascarenhas
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!