Intérprete de Inácia em "Renascer", a atriz baiana Edvana Carvalho leva fé e religiosidade para a trama das nove, colocando em foco as religiões de matriz africana, principalmente o candomblé, o qual a personagem segue os preceitos.
Em entrevista ao podcast Papo de Novela, do Gshow, a atriz revelou receber mensagens de evangélicos nas redes sociais que elogiam a forma como a religião é tratada pela personagem da história de Bruno Luperi.
Leia também:
"Inácia traz a representação linda das religiões de matriz africana, e a gente sabe que é um momento muito necessário de não alguém falar por nós, mas a gente falar da gente e mostrar como são as coisas", iniciou Edvana Carvalho.
"Eu recebo nas redes mensagens de pessoas dizendo assim: 'Sou evangélica, mas a forma com que você tá trazendo as religiões de matriz africana [na novela] me faz querer aprender mais sobre, porque nunca me foi ensinado desse jeito'. Então, isso que é legal, é importante que aconteça", completou a atriz.
Importância da representatividade em "Renascer"
Um dos principais nomes da trama, Inácia está presente em diversos pontos importantes dos protagonistas e juntamente com as crenças e ensinamentos, salvou a vida de José Inocêncio diversas vezes.
"Tudo que envolve a herança africana às vezes é marginalizado, às vezes é demonizado. Ou, quando chega nas populações indígenas, é folclorizado. Então, através desse trabalho e de outros tantos, a gente vem tentando desconstruir essa história contada por outros e contar a própria história. Pra que o povo brasileiro, que é misto e diverso, possa conhecer a verdadeira história. Quando a gente conhece, a gente não ataca", finalizou a atriz.
Lucas Mascarenhas
Lucas Mascarenhas
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!