O ator, diretor, roteirista, produtor e músico baiano Wagner Moura completa 47 anos nesta terça-feira (27). Nascido em Salvador, Moura é considerado um dos grandes destaques do cinema brasileiro.
Moura, que passou por diversas cidades do país durante a infância pela profissão do pai, sargento da Aeronáutica, iniciou a carreira na arte e comunicação na capital baiana.
Leia também:
Formado em jornalismo pela Universidade Federal da Bahia, antes de se destacar como ator nacionalmente e internacionalmente, Wagner Moura trabalhou no Correio da Bahia.
O divisor de águas na carreira do artista foi em 2000, quando participou da peça teatral 'A Máquina', ao lado de Lázaro Ramos e Vladimir Britcha, grandes amigos do ator. A peça rodou o país, possibilitando Moura a receber convites para a TV e para o cinema.
Entre os trabalhos de destaque do baiano estão 'O Caminho das Nuvens', 'O Homem do Ano', 'Carandiru', 'Deus É Brasileiro', 'Cidade Baixa', 'A Máquina', 'Tropa de Elite' e 'Ó Pai Ó', ambos de 2007 e sucesso em todo o Brasil. Já nas telinhas, Moura participou de 'Sexo Frágil', 'A Lua Me Disse', 'JK' e 'Paraíso Tropical', última novela dele em 2007.
Em 2013, o baiano fez a estreia em Hollywood com o longa 'Elysium', e em 2015 se tornou mundialmente conhecido após interpretar Pablo Escobar na série Narcos, da Netflix.
No ano de 2021, Wagner Moura conseguiu fazer a estreia nos cinemas como diretor com 'Marighella'. O longa, que teve a estreia nacional adiada por alguns anos, rendeu ao artista oito prêmios Grande Otelo, incluindo Melhor Filme, Melhor Primeira Direção e Melhor Roteiro Adaptado.
Já neste ano, o ator foi reconhecido pelo trabalho no longa 'Gato de Botas 2: O Último Pedido', e indicado ao Annie Awards, considerado o Oscar da animação.
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!