icone de busca
iBahia Portal de notícias
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
NEM TE CONTO

"Só se comunica com os olhos", diz pai de Guilherme Karan

Portador da doença de Machado-Joseph, o ator está afastado das telinhas há 10 anos

foto autor

12/09/2015 às 12:26 • Atualizada em 28/08/2022 às 3:05 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News
O pai de Guilherme Karan, Alfredo Karan, voltou a falar sobre o estado do saúde do ator que está em tratamento contra síndrome de Machado- Joseph, uma doença degenerativa. Em entrevista à coluna Retratos da Vida, do jornal 'Extra', Alfredo contou que nas últimas semanas o humorista teve uma piora.
“Estive no hospital, como sempre faço, e ele não está bem. Já vi a mesma coisa acontecer com o irmão e a mãe dele. O pulmão começou a dar problemas. Infelizmente, não tenho boas notícias. Só resta pedir a Deus para que ele não sofra. Ele não fala mais, só se comunica com os olhos. É difícil aceitar ser visto assim. Eu conto com Deus e minha fé. Tudo o que não queria é que meus filhos sofressem. Mas essa doença é minha sina”, disse.
Foto: Divulgação
Guilherme está afastado das telinhas há 10 anos. Seu último papel foi o cômico Geraldito, de América, em 2005. Naquele ano, o ator começou a manifestar sintomas da síndrome degenerativa que compromete a coordenação motora. Apesar de não fazer mais parte do rol de profissionais da TV Globo, a emissora continua depositando seu salário mensalmente.
A doença de Machado-Joseph é conhecida também por ataxia espinocerebelar do tipo 3. Ela pode afetar até três gerações de uma família e apresenta até 50% de chances de hereditariedade de pai para filho. Degenerativa, a síndrome se manifesta entre os 35 e 50 anos e pode provocar atrofia no cerebelo, tronco cerebral, medula, nervos periféricos e o núcleo da base cerebral.

Leia também:

Foto do autor
AUTOR

AUTOR

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Tags:

Mais em Nem Te Conto