Atualmente na Record, a apresentadora e jornalista Rachel Sheherazade virou assunto nas redes sociais após ignorar a morte do ex-patrão Silvio Santos, aos 93 anos, no último sábado (17).
Acontece que a ex-âncora do SBT alcançou o estrelato na televisão brasileira em 2011, ao se tornar âncora do SBT Brasil, depois que Silvio Santos assistiu a vídeos dela em um telejornal da Paraíba. Rachel escolheu não comentar sobre ele em suas redes sociais, nem mesmo quando foi convidada por produtores de canais de notícias.
Leia também:
Rachel fez várias publicações nas redes no sábado (17), todas relacionadas ao seu novo programa, "Domingo Record", que estreia no próximo dia 25 nas tardes da TV de Edir Macedo. A estreia da atração, aliás, foi adiada devido ao falecimento de Silvio Santos.
A ausência de pronunciamento gerou desconforto entre colegas da Record e do SBT. Nas redes sociais, o público também cobrou a apresentadora. "Sou muito seu fã. Mas você não vai se pronunciar sobre a morte de Silvio Santos? Uma grande mulher como você?", disse um internauta. "Rachel, sou seu conterrâneo, você não vai falar de Silvio Santos? Ele te tirou do anonimato", comentou outro.
Apesar das críticas, fãs de Rachel Sheherazade a defenderam após os ataques. “Aos desavisados a Rachel não é obrigada a postar homenagem! Não tem nada ver com gratidão”, disse um perfil. “As pessoas não respeitam a vida alheia. Deixem a Rachel em paz”, disse outro.
Relembre polêmicas de Rachel Sheherazade com Silvio Santos
O motivo de seu silêncio está ligado a uma batalha judicial. Rachel Sheherazade processou o SBT em março de 2021, solicitando o reconhecimento de vínculo trabalhista entre 2011 e 2020 e pedindo uma indenização de R$ 20 milhões. Ela venceu nas duas primeiras instâncias.
Demitida em agosto de 2020 do SBT, a jornalista pediu uma lista de itens suprimidos de seus ganhos nos quase dez anos em que trabalhou no canal como PJ (pessoa jurídica). No processo, a defesa de Rachel alegou que ela nunca recebeu direitos trabalhistas, como férias remuneradas e 13º salário. Além disso, acusou Silvio Santos de assédio moral e humilhação em rede nacional, e afirmou ter sido vítima de censura e boicote por parte da chefia de jornalismo da emissora.
Uma das cenas que Rachel destacou como humilhante ocorreu na cerimônia do Troféu Imprensa, em 2017, quando ela recebeu o Troféu Internet de Melhor Apresentadora de Telejornal. Na ocasião, Silvio disse ao vivo sobre a contratação da jornalista: "Eu te chamei para você continuar com a sua beleza, com a sua voz, foi para ler as notícias, e não dar a sua opinião. Se quiser falar sobre política, compre uma estação de TV e faça por sua própria conta".
A defesa de Rachel avaliou o episódio como depreciativo, preconceituoso, vexatório, humilhante e constrangedor, além de ter uma "atitude nitidamente machista, [que] colocou a figura feminina numa posição em que a beleza física é supervalorizada em detrimento dos atributos intelectuais".
Durante o processo, o SBT recorreu ao Supremo Tribunal Federal (STF) para evitar a condenação e obteve sucesso, revertendo a decisão a favor da jornalista. Segundo o Supremo, há testemunhas de que não havia subordinação entre a apresentadora e a empresa, o que invalidaria a carteira assinada. Além disso, o STF considera constitucionais outras formas de contrato, como a terceirização.
Programa de Rachel Sheherazade estreia com Davi Brito
O "Domingo Record", programa de Rachel Sheherazade na Record, terá uma entrevista com Davi Brito, vencedor do Big Brother Brasil (BBB 24), em sua estreia. A ex-apresentadora de "A Grande Conquista" gravou uma reportagem especial sobre a trajetória do baiano no início do mês na Estação da Lapa, em Salvador (BA).
A atração começaria neste domingo (18), mas foi adiada por causa da morte de Silvio Santos (1930-2024) no último sábado (17). A decisão foi confirmada pela emissora. "Em virtude da morte do apresentador e empresário Silvio Santos, a estreia do Super Domingo Record, com as atrações Domingo Record e Acerte ou Caia!, será adiada para 25 de agosto", informou a equipe de comunicação à imprensa.
A revista eletrônica comandada por Sheherazade vai resgatar quadros dos saudosos programas "Domingão do Faustão" e "Programa do Gugu". O objetivo da atração é bater de frente com o "Domingo Legal", do SBT, apresentado por Celso Portiolli.
Naiana Ribeiro
Naiana Ribeiro
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!