A informação de que Ivete Sangalo e Claudia Leitte teriam rompido definitivamente sua amizade voltou a circular nas redes sociais na madrugada desta quinta-feira (9). Os rumores ganharam força após internautas perceberem que as cantoras de axé não se seguiam mais no Instagram.
As razões para o suposto rompimento entre as duas envolvem a recente polêmica após Claudia Leitte alterar o nome de um orixá em uma de suas músicas durante uma apresentação em Salvador. A atitude gerou inúmeras críticas, incluindo de Pedro Tourinho, ex-secretário de Cultura e Turismo de Salvador, que publicou um texto de protesto em seu Instagram após a loira modificar um trecho da música que fazia referência a Iemanjá.
Leia também:
Foi nesse contexto que Ivete Sangalo se manifestou publicamente em apoio às críticas de Tourinho. A cantora, dona do hit "Macetando", não apenas curtiu a publicação do jornalista, mas também deixou um comentário reforçando sua concordância com suas palavras. Ivete escreveu: "Sim", seguido de emojis de palmas, mostrando apoio ao posicionamento do ex-secretário.
Além disso, o fato de Fábio Almeida, empresário que trabalhou com Ivete Sangalo por 12 anos e atualmente é empresário de Claudia Leitte, acabou sendo motivo para os fãs de Ivete envolverem a cantora na polêmica.
Coincidentemente ou não, semanas depois da polêmica, as duas cantoras baianas se desseguiram no Instagram.
A suposta rivalidade entre Ivete Sangalo e Claudia Leitte é antiga. Por conta dos perfis e estilo musical parecidos, as artistas leram e ouviram coisas mirabolantes que não passaram de rumores, segundo as próprias artistas.
Em 2023, Claudia revelou ao colunista Lucas Pasin, do Splash, que além da suposta rivalidade, as comparações mexeram com ela no começo da jornada como cantora. "Nada desconstruiu o que estava reservado para mim. Naquela época [que falavam sobre rivalidade e comparações com Ivete] eu estava tão focada, era menina e ingênua de certa forma. Queria conquistar o meu sonho de cantar para muita gente", disse.
"Teve um tempo que aquilo maltratou sim, Chegaram cada vez mais fortes algumas vozes me dizendo 'você não pode continuar', 'você precisa falar alguma coisa'. Hoje, percebi que eu não tinha que fazer absolutamente nada, só precisava continuar cantando. Esse é o foco", completou a cantora.
Vale lembrar que a "treta" entre Ivete Sangalo e Claudia Leitte começou com "roubo" de microfone, em 2002, durante o Farol Folia, uma prévia do Carnaval. Ivete comandava a Banda Eva e estava cantando "Prefixo de Verão", foi quando Claudia, repórter especial da Band Bahia, decidiu cantar com Ivete.
Claudia reiniciou os versos iniciais da música (“Quando você chegar / Quando você chegar”), e gritou: “Alô, Band! ‘Tô aqui, gostosa tanto quanto Ivete. Muito sensual ela, eu também”. E, em um rompante, decide puxar o microfone da mão da cantora: “Entrevista que eu vou cantar no seu lugar, agora”.
Relembre a polêmica com Claudia Leitte, que retirou nome de orixá de música
A cantora Claudia Leitte se envolveu novamente em uma polêmica após sua apresentação em Salvador, no dia 14 de dezembro, no Candyall Guetho Square, durante um ensaio de verão chamado “Soul de Rua”. No evento, a artista cantou seus maiores sucessos e conquistou uma legião de fãs apaixonados. No entanto, vídeos do show que circularam nas redes sociais acabaram gerando polêmica e provocando discussões.
A cantora substituiu, mais uma vez, o nome de Iemanjá, orixá das águas, pelo termo Yeshua, que significa Jesus em hebraico, ao cantar a música "Caranguejo". Segundo a denúncia recebida pelo Ministério Público da Bahia (MP-BA), a modificação é vista como um ato de desrespeito às tradições afro-brasileiras e às manifestações culturais protegidas constitucionalmente.
O MP-BA, aliás, convocou uma audiência pública para tratar da denúncia. A cantora é investigada por uma suposta postura discriminatória após a substituição.
Em entrevista ao Festival Virada Salvador, que aconteceu na Arena O Canto da Cidade, na orla da Boca do Rio, a cantora foi questionada sobre a polêmica, mas se esquivou das acusações. Claudia admitiu estar em um lugar de privilégio, afirmou prezar pelo respeito, mas disse que o tema está sendo tratado de forma "superficial".
"Eu acho que esse é um assunto muito sério. Daqui do meu lugar de privilégio, racismo é uma pauta para ser discutida com muita seriedade, não de forma tão superficial. Então eu preso muito pelo respeito, pela sonoridade, pela integridade", disse.
Assista ao 'De Hoje a Oito', podcast de entretenimento do iBahia:
Naiana Ribeiro
Naiana Ribeiro
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!