|
---|
Ricardo Castro vem incentivando a inclusão social por meio da música clássica |
O diretor geral do Neojibá - Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia acaba de ser eleito "Personalidade do Ano" no Prêmio Bravo! 2011, que é considerado um dos mais importantes para o mercado cultural no Brasil. O maestro e fundador do Neojibá disputou o troféu com Heitor Martins, presidente da Fundação Bienal de São Paulo, e Regina Bertola, idealizadora da companhia Ponto de Partida. O prêmio homenageou os artistas que mais se destacaram no período de agosto de 2010 a julho de 2011.
Ricardo Castro Ricardo Castro é natural de Vitória da Conquista e começou a tocar piano com três anos de idade. Aos cinco anos foi admitido em caráter excepcional nos Seminários de Música de Salvador, famosa escola que hoje faz parte da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Desde 2007, ele coordena o Neojibá (Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia), projeto de educação musical que forma músicos entre 12 e 25 anos.
Premiação Com o tema "Cultura para Mais Gente", o 7º Prêmio Bravo! aconteceu hoje, no Auditório Ibirapuera. A eleição dos finalistas e vencedores foi feita por sete comissões julgadoras, formadas por críticos, artistas e pesquisadores. O internauta participou da seleção.
Vencedores do Prêmio BRAVO! 2011 MELHOR EXPOSIÇÃO Corpo de Ideias Carmela Gross
MELHOR FILME NACIONAL Tropa de Elite 2 - O Inimigo Agora é Outro José Padilha
MELHOR SHOW Criolo
MELHOR CD ERUDITOFlausino Vale e o Violino Brasileiro Cláudio Cruz com concepção de Camila Frésca
MELHOR CD POPULAR Emicídio Emicida
PERSONALIDADE CULTURAL DO ANORicardo Castro Maestro fundador do Neojibá
MELHOR PROGRAMAÇÃO CULTURALInstituto Tomie Ohtake
MELHOR ESPETÁCULO DE DANÇA Núcleos João Saldanha
MELHOR ESPETÁCULO DE TEATRO Pterodátilos Felipe Hirsch
MELHOR LIVRODiário da Queda Michel Laub
Assista a trecho de um concerto de Ricardo Castro com a orquestra juvenil Dois de Julho do Neojibá: