O mamífero Pika-de-Ili (Ochotona iliensis), de apenas 20 cm, está ameaçado de extinção. A notícia foi comunicada pelo governo chinês. O animal, que possui a aparência "fofinha", é também bastante parecido com um bicho de pelúcia. Ele foi encontrado pela primeira vez no noroeste da China.
O cientista Weidong Li foi o responsável por avistar o animal em 1983. "Eles o encontraram escondido atrás de uma rocha e perceberam que haviam encontrado o Pika", revelou Tatsuya Shin, um naturalista na China que trabalhou com os descobridores do Pika para o National Geographic.
Leia também:
Vale destacar que o animal vive a uma altitude entre 2.800 metros e 4.100 metros nas montanhas Tian Shan, um grande sistema de cordilheiras da Ásia Central, na região fronteiriça entre o Cazaquistão, Quirguistão e a Região Autónoma Uigur de Xinjiang na China. Herbívoro, o pequeno animal se alimenta apenas de vegetação e é considerado um animal solitário.
O animal, inclusive, foi o responsável por inspirar o personagem Pikachu, do anime japonês Pokemón. A sílaba "chu", no entanto, vem do som que os ratos costumam fazer.
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!