A vida do paratleta José Wan Der Maas de Souza Júnior, de 31 anos, poderia facilmente virar roteiro de novela. Morador de São Gonçalo e natural de Carlos Chagas, interior de Minas Gerais, ele viu a rotina mudar completamente depois de sofrer um acidente de moto que o deixou paraplégico. A história de superação do jogador de basquete da Associação Niteroiense dos Deficientes Físicos (Andef) chamou atenção de diretores da TV Globo, que o convidaram para servir de inspiração para o personagem Wesley, da novela “Totalmente demais”. Interpretado pelo ator Juan Paiva, o jovem parou de andar depois de ser atropelado.
"O convite foi uma feliz surpresa. Eu e meu colega de trabalho, Mário José da Silva Belo, que também é cadeirante, fomos chamados pelos autores para ajudar a construir o personagem Wesley. Muita gente acha que é só sentar na cadeira, mas isso não é verdade", explica Júniro, que também trabalha na Coordenadoria de Políticas Públicas da Pessoa com Deficiência em São Gonçalo: "O cadeirante tem uma maneira de se comportar e de se locomover e é esse tipo de treinamento que oferecemos para o Juan Paiva". Natural de Vitória, Espírito Santo, Mário, que também mora em São Gonçalo, diz que está feliz de representar a cidade neste trabalho: "Temos o maior orgulho de fazer parte desse processo", destacou Mário, que é casado e pai de um casal de filhos. Os amigos tiveram participação especial no programa 'Encontro com Fátima Bernardes', no dia 29, contando sobre a experiência.
O ator Juan Paiva se surpreendeu com a ajuda do Júnior e do Mário e diz que, inclusive, tem usado alguns trejeitos e falas dos amigos em seu personagem. "A novela me ajudou bastante. Eu não havia tido um contato tão próximo com um deficiente. E essa oportunidade de conversar com eles me ajudou muito a olhar a vida de outra forma. Sempre pensei que sofressem o tempo todo e isso não é verdade, muitos mostram que vivem bem melhor do que a gente", comenta o intérprete do Wesley na trama global.
Veja também:
Leia também:
AUTOR
AUTOR
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!
Acesse a comunidade