A pioneira do funk, MC Katia, conhecida como "A Fiel", ressurgiu nas redes sociais nesta segunda-feira (19) e relatou estar passando por sérios problemas de saúde. A funkeira, que hoje tem 47 anos, contou que há um ano descobriu um tumor beligno e vem lidando com complicações da doença.
Katia contou ainda que, devido ao tumor, ela teve os rins comprometidos e já não consegue mais andar. "Há um ano, estou passando por problemas sérios de saúde. Hoje me encontro totalmente debilitada de tudo. Tenho um tumor beligno no meu útero. Vou operar e perder o útero e o ovário. Por causa desse mioma, meus rins estão parando de funcionar. E isso está me prejudicando, pois eu não estou conseguindo mais andar. Preciso tirar esse mioma para os meus rins voltarem a funcionar e eu poder voltar a andar", contou ela chorando, em vídeo publicado nas redes sociais.
Leia também:
Ela mostrou os exames, a perna e contou que está realizando tratamento através do SUS. Além disso, ela conta que terá que remarcar uma cirurgia que estava inicialmente agendada para esta semana.
"Disseram que o cirurgião que vai me operar está com a agenda cheia. Os meus rins estão no limite. Estou com muita dor meu pé. Ele queima, doí. Estou urinando e evacuando pouco. Estou há semanas sem dormir por causa da dor. Não posso tomar nenhum remédio anti-inflamatório e antibiótico, porque faz os rins pararam. Além disso, estou com trombose", continuou.
Diante de seu estado de saúde, Kátia contou que está sem trabalhar e pediu ajuda aos fãs. "Tenho que tomar o anticoagulante, que não é barato. Isso tudo que está acontecendo comigo, fez com que eu parasse dentro de casa. Não ando dentro de casa, estou de repouso, o meu trabalho é o funk, eu não tenho outro recurso. O meu marido trabalha comigo, a minha família acaba me dando um pouquinho aqui e ali. Eu vim dar uma satisfação para vocês do por que eu estou sumida dos palcos. Estou cuidando da minha saúde. Quem puder me ajudar em alguma coisa", disse ela, divulgando em seguida um contato para receber doação em dinheiro. Veja vídeo completo abaixo:
Precursora
MC Kátia surgiu no cenário do Funk no início dos anos 2000. Mãe solteira e trabalhando como auxiliar de serviços gerais, a funkeira representou as mulheres de comunidades e se projetou no cenário musical com a canção “Ata Vai me Pegar”.
A funkeira já deu a volta por cima várias vezes. Em 2008, depois de emplacar a música "Cabeça pra Baixo”, a cantora sofreu um acidente e ficou três anos longe doa palcos.
Ela ainda passou por um período de depressão com o fim de um relacionamento. Em 2020, ela retomou a carreira ao participar do clipe "Rainha da Favela", de Ludmilla, ao lado de outras pioneiras do funk carioca. Além disso, em 2021, a carreira musical de Kátia continuava a caminhar com o lançamento do sucesso "Duelo", em parceria com MC Nem.
A cantora Tati Quebra Barraco, também uma das precursoras do funk, comentou a publicação de MC Kátia. "Deus é maior que tudo, muita fé e você vai passar por isso, já deu tudo certo!!", escreveu ela. Internautas chegaram a marcar as cantoras Ludmilla e Anitta, na tentativa de chamar a atenção para a situação de Kátia.
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!