Antes dos artistas brilharem nos palcos de premiações, festivais e turnês, toda uma equipe de logística e criação visual participa ativamente da construção da performance unindo os desejos com as possibilidades.
O brasileiro Kley Tarcitano, diretor criativo de grandes estrelas da música, é um desses profissionais que trabalha nos bastidores para que tudo dê certo para está nos holofotes.
Leia também:
No currículo do profissional estão artistas como Anitta, Luan Santana, Jennifer Lopez e Britney Spears, que contaram com Kley nos bastidores de performances em importantes momentos das carreiras.
Em entrevista ao iBahia, o diretor criativo contou detalhes dos bastidores de grandes shows, os perrengues sofridos por trás das cortinas e falou sobre a trajetória de sucesso na indústria musical.
"É uma coisa que eu nunca escolhi, eu acho que a profissão que me escolheu desde pequeno. Eu lembro que eu tava em casa assim brincando de Lego, né? Ao invés de brincar de Lego montando o bombeiro ou a estação de polícia eu fazia um palco", iniciou.
"Eu tinha sete anos de idade e pedi para minha mãe cortar uma uma caixa de papelão para fazer um palco para brincar com os meus brinquedos. Falei 'quero ser isso'. A coisa sempre esteve no meu sangue, eu sempre quis fazer e depois quando eu me tornei adulto eu comecei a fazer isso de verdade, né?", completou Kley Tarcitano.
Os desafios
Para o profissional, cada show é um desafio a parte para conseguir achar o equilíbrio entre o desejado pelos artistas e gravadoras com o possível de se fazer em cada orçamento.
"Olha eu acho que existem muitos desafios. Para te falar um desafio, acho que como toda a carreira não só na de diretor ou de designer ou de médico, o que você o que for, né? O que for vai ter um desafio", disse.
"Eu acho que no meio dos shows que eu faço o grande desafio é você unir o que o artista quer com o desejo dos empresários, né? E dos fãs também. Então assim, tem que ter aquela coisa do artista gostar dessa parte, entre o artista e o diretor de chegar em um bom sentido que vai ser aquele show, né? Os empresários gostarem, a gravadora gostar, porque é a parte financeira de tudo isso", continuou.
E apesar das dificuldades enfrentadas em conseguir organizar todos os pontos de vista, Kley Tarcitano garante que todo artista é exigente com as entregas em shows e performances.
"Todos têm a sua exigência, né? Não existe um artista que é mais exigente, todos eles exigem as coisas, querem as coisas. Eu sou uma pessoa muito exigente também, acho que por isso que eu me dou bem com os artistas", contou.
Por trás do show da poderosa
Parceiro de Anitta em performances no Rock in Rio Lisboa, Lollapalooza Paris e Coachella, Kley participou mais recentemente da apresentação da cantora no Grammy Latino, uma das premiações mais importantes do mundo da música.
"Foi uma experiência muito bacana, a Anitta tinha uma ideia na cabeça dela e falou 'olha vamos fazer uma coisa mais diferente, né?' Ela queria fazer uma coisa mais minimalista, mais introvertida. Geralmente os artistas querem fazer coisa com efeito especial, explosão, não sei o que e ela falou 'não. eu quero que o foco seja nós'", explicou o diretor.
"Eu concordei com ela porque a Anitta ela é uma artista. Eu gosto muito disso, de artista que não precisa de muita coisa em volta dele para funcionar. A Anitta só precisa dela e da voz dela, ela canta ao vivo, você entendeu? Ela é uma artista real, a gente não precisa enfeitar muito uma performance para ser boa, vai ser bom de qualquer forma", elogiou o profissional.
Dos palcos de papel ao Super Bowl
Após anos de dedicação, Kley chegou a um dos maiores palcos do mundo e também um dos mais cobiçados pelos artistas, o show do intervalo do Super Bowl.
Em 2020 a atração contou com dois nomes de peso, Shakira e Jennifer Lopez, ambas performaram grandes hits da carreira separadamente e finalizaram com uma apresentação conjunta.
O show designer de JLO categorizou o momento como um sonho. "Eu com poucos anos de carreira nos Estados Unidos consegui fazer um Super Bowl, então isso foi algo muito gratificante para mim, fazer um show daquela magnitude visto por bilhões de pessoas e sendo produzido por milhares de pessoas", contou.
"Quando eu cheguei e vi aquela produção eu falei 'meu Deus'. Comecei a trabalhar e já me emocionei na hora que eu entrei no palco. Na hora que eu entrei no campo a equipe toda entrou junto com a Jennifer. Eu lembro que meus olhos estavam cheios de lágrimas porque foi um momento muito incrível. Você tá no centro do mundo, o mundo inteiro tá ali vendo", completou.
Leia mais sobre Música no iBahia.com e siga o portal no Google Notícias.
Veja também:
Lucas Mascarenhas
Lucas Mascarenhas
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!