O baiano Jackson Costa, de 55 anos, foi um dos grandes destaques da novela 'Renascer', de 1993, que ganhará remake pela Globo em 2024, e vem atiçando a curiosidade do público para saber por onde anda o elenco original da trama de Benedito Ruy Barbosa.
Em entrevista à coluna Play, do jornal 'O Globo', o ator, diretor e poeta, natural de Itabuna, falou sobre o rumo da carreira nas telinhas e o motivo de ter escolhido ficar de fora das novelas.
Leia também:
"O meu maior sustento se dá pela poesia. Eu tenho, acredito, uns 200 poemas escritos. Além disso, sempre que terminei um trabalho na TV, voltei para a Bahia. Nunca quis sair de lá. Então, de certa forma, eu escolhi seguir por um caminho mais difícil. Viver de teatro, ainda mais fora do eixo Rio-São Paulo, não é fácil. Mas, enquanto eu tiver essa vontade de fazer arte na rua, eu sinto que estou vivo", contou o artista.
Jackson relembrou o convite para participar da trama e disse que o personagem, que gerou polêmica pelo perfil contestador e progressista, foi um grande presente.
"Eu fui convidado pelo Luiz Fernando Carvalho (diretor da novela). Ele me contou na época que esse personagem não existia na história. Havia apenas o padre Santo (Jofre Soares). Ele então sugeriu ao Benedito Ruy Barbosa (autor) que fizesse esse religioso mais jovem. [...] Eu estava ali falando sobre a minha região, de onde eu nunca quis sair."
O artista ainda citou um episódio curioso que aconteceu com ele na época da trama, o rótulo de galã que recebeu e a abordagem de algumas fãs. Na nova versão, personagem de Jackson será vivido por Breno da Matta, que fará estreia no gênero de novela.
"Havia um certo fetiche com o padre. Lembro que a gente ficava muito na ponte aérea Rio-Ilhéus. E eu, com aquela barba e aquele cabelo, era reconhecido assim que chegava. Era como se estivesse maquiado o tempo todo. Lembro que, no auge da história do envolvimento romântico dele, eu estava num avião com três freiras sentadas na minha frente. Uma delas começou a conversar comigo e falou que eu não podia ter nada com a Joaninha porque a Igreja não permitia (risos). Eu fiquei sem saber o que dizer, até que eu perguntei o que ela faria. Ela deu um leve sorriso."
O último trabalho do baiano na Globo foi na novela 'Segundo Sol', de 2018. Jackson também participou de 'Verdades Secretas', 'Gabriela', 'Paraíso', 'Duas Caras' e 'Amor à Vida'.
Já no streaming, o artista teve uma passagem pela série 'Cangaço Novo', do Prime Video, da Amazon. Jackson viveu o cangaceiro Lampião em um dos sonhos de Dinorah 'Alice Carvalho'. O ator também está no elenco do espetáculo musical 'Viva o Povo Brasileiro (de Naê a Dafé), que conta com músicas originais de Chico César.
Bianca Andrade
Bianca Andrade
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!