A cantora Ivete Sangalo mandou uma mensagem enquanto performava a música "Muito Obrigada, Axé", durante o evento "Movimento Você e a Paz", realizado na noite de quinta-feira (19), no Largo do Cruzeiro do São Francisco, em Salvador. A baiana mudou a letra da canção e pediu mais diálogo enquanto cantava. O recado vem em meio à polêmica entre ela, Claudia Leitte e Carlinhos Brown, após a loira ser criticada por suposto racismo religioso.

"Joga as armas pra lá, joga, joga as armas pra lá. Dialoga", cantou Ivete, ao lado de Carlinhos Brown. Veja vídeo do momento:
Leia também:

Ivete Sangalo manda recado para Preta Gil por tratamento fora do país

Ivete Sangalo faz show improvisado em trem e passa despercebida; VÍDEO

Ivete Sangalo e Bruna Marquezine fazem visita especial a Preta Gil

Lore Improta manda recado para Ivete Sangalo após mudança de Liz
A confusão começou após o secretário de Cultura e Turismo de Salvador, Pedro Tourinho, fazer uma crítica aos artistas que alteram as letras das canções do Axé Music. Na sua fala, a autoridade ainda ressaltou a importância de valorizar o movimento musical e suas origens nas religiões de matriz africana.

A crítica não citou o nome de Claudia Leitte, mas o posicionamento foi automaticamente associado a ela. Isso porque a loira, que se apresentou na reabertura do Candyall Guetho Square, em Salvador, substituiu o nome de Iemanjá, Orixá das Águas, no hit 'Caranguejo'.


Em um vídeo que viralizou na web, é possível ver a artista cantando "Eu canto meu Rei Yeshua [Jesus em hebraico]" ao invés de "Saudando a rainha Iemanjá". A artista se tornou evangélica em 2014. A confusão se intensificou após Ivete Sangalo deixar uma curtida na crítica feita por Pedro Tourinho.
Carlinhos Brown defende Claudia Leitte após polêmica: 'Não é racista'
Carlinhos Brown saiu em defesa de Claudia Leitte nesta quarta-feira (18) em entrevista exclusiva ao iBahia. A cantora virou alvo de críticas nos últimos dias após retirar a menção a "Iemanjá" da música "Caranguejo (Cata Caranguejo)" por "Yeshua". A decisão da artista gerou acusações de intolerância religiosa nas redes sociais. O criador da Timbalada, no entanto, destacou que a artista não é uma "pessoa racista".

A situação polêmica aconteceu após a artista se apresentar no Candyall Guetho Square, em Salvador, com o projeto de verão "Soul De Rua". Em um vídeo que viralizou na web, é possível ver a artista cantando "Eu canto meu Rei Yeshua [Jesus em hebraico]" ao invés de "Saudando a rainha Iemanjá". A artista se tornou evangélica em 2014.
"O gueto é uma casa laica. Todas as pessoas podem fazer suas manifestações. Quem sou eu para me meter nesta situação agora que tá todo mundo pensando que tipo de reação ter sobre uma questão dessa. É muito difícil, não queria me manifestar desse assunto, é muito polêmico, eu só quero dizer o seguinte: 'Deus está em todos os lugares'. E que a gente procure não colocar Deus e os Orixás nas nossas inconsequências", disse Brown em entrevista exclusiva ao iBahia.
Em tom firme, Carlinhos Brown destacou que não se pode julgar uma manifestação artística como a que foi feita por Claudia Leitte. As críticas contra Claudia Leitte tomaram proporção nacional após o Secretário de Cultura e Turismo de Salvador, Pedro Tourinho, dizer que a ação da artista é "racismo". A autoridade também ressaltou a importância de valorizar a história e a essência do Axé-Music.
Claudia Leitte foi formalmente denunciada ao Ministério Público da Bahia (MP-BA) pela Yalorixá Jaciara Ribeiro - que é Sacerdotisa do Ilê Axè Abassa de Ogum - e pelo Instituto de Defesa dos Direitos das Religiões Afro-Brasileiras (IDAFRO). A denúncia foi aceita pelo MP-BA, que abriu um inquérito civil para apurar os fatos denunciados.
"Diante da representação formulada pela Ialorixá Jaciara Ribeiro e pelo Instituto de Defesa dos Direitos das Religiões Afro-Brasileiras (IDAFRO), o Ministério Público do Estado da Bahia, por meio da Promotoria de Justiça de Combate ao Racismo e à Intolerância Religiosa, instaurou inquérito civil para apurar os fatos noticiados", disse o órgão, em nota enviada ao iBahia.
Assista ao 'De Hoje a Oito', podcast de entretenimento do iBahia:

Iamany Santos
Iamany Santos
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!
