Um trecho da entrevista de Ivete Sangalo no programa "Sem Censura", da TV Brasil, viralizou na manhã desta terça-feira (21) e a web apontou uma indireta para Claudia Leitte. No corte, Ivete defende a importância do candomblé para o Axé Music e pontuou que quem ignora essa influência "se faz de maluco".
A colocação da cantora baiana foi uma reação ao discurso da jornalista e influenciadora Maíra Azevedo, a Tia Má, que também participou da edição especial do programa "Sem Censura", transmitida de Salvador. Em sua fala, a influenciadora pontuou que reconhecer as origens de matriz africana do Axé é essencial, especialmente no aniversário de 40 anos do movimento cultural.
Leia também:
"A gente precisa falar dos terreiros de candomblé, porque se existe Axé Music, que surgiu para ser depreciado, porque o 'axé' é um termo que para a gente significa força vital [...] Então, assim, os maiores percussionistas saíam depois de tocar o rum, o pi e o lé. Depois de sair de lá, de dar os atabaques, clamando os nossos deuses na terra. Então, não posso achar que o Axé Music pode ser tratado como se fosse qualquer coisa. A gente sabe que o Axé Music é para a gente uma benção daqueles deuses que dançam quando estão na terra", afirmou Tia Má.
O brilhante discurso da Tia Má sobre o axemusic e a influência do candomblé no ritmo ❤️
— Acesso Sangalo (@AcessoSangalo) January 20, 2025
E a Ivete completando que isso todo mundo sabe, mas tem gente que se finge de maluco! pic.twitter.com/gxILHb9O3O
"Não precisa emoldurar não. Todo mundo sabe, mas se faz de maluco", reagiu Ivete. Veveta pontuou ainda que as pessoas se negavam a entender e aceitar essa herança. A artista afirmou que aprendeu a lidar com as coisas de forma verdadeira, para que não precisasse ser um personagem, vivendo entre "vacilos e erros".
“Precisa emoldurar não. Todo mundo sabe, mas se faz de maluco” pic.twitter.com/jUn05pqmZD
— Acesso Sangalo (@AcessoSangalo) January 20, 2025
"Você não pode meter o 'migué' (sic). Eu aprendi isso porque sou foliã do Carnaval, sou baiana. Fui entendendo que quanto mais genuína eu fosse, próxima do que sou, e o que aquilo me aproximaria das pessoas se fosse colocado de forma latente, isso seria uma coisa boa para mim. Eu não teria que viver um personagem e nem correr entre vacilos e erros. Vou poder ser e fluir", disse Ivete.
Fãs apontam indireta de Ivete Sangalo para Claudia Leitte em fala sobre origem do Axé
Na web, a fala de Ivete Sangalo repercutiu e muitas pessoas apontaram uma indireta da baiana para Claudia Leitte, denunciada por suposto racismo religioso. A loira foi convocada pelo Ministério Público da Bahia (MP-BA) a apresentar explicações após trocar o nome da orixá Iemanjá por Yeshua, na música "Caranguejo".
"Fé nos Orixás que toda essa minha luta de trazer esses vídeos não foi em vão! Foi intolerância e acabou! Ministério Público, faça a sua parte! As provas estão aí", reagiu uma pessoa após a fala de Ivete. Em outros comentários, os internautas criticaram a postura de Claudia Leitte e até ofenderam a cantora pela polêmica.
O MP-BA instaurou inquérito civil para apurar se a mudança configura dano moral coletivo e ofensa ao patrimônio cultural das religiões de matriz africana. Claudia Leitte foi notificada e tem até 15 dias para apresentar sua manifestação sobre os fatos. A audiência pública foi marcada para o dia 27 de janeiro, às 14h, no auditório da sede em Salvador. A informação foi confirmada ao iBahia pelo MP.
Além disso, Ivete e Claudia tiveram um recente desentendimento e deixaram de se seguir nas redes sociais.
Assista ao 'De Hoje a Oito', podcast de entretenimento do iBahia:
Iamany Santos
Iamany Santos
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!