Gilberto Gil ganhou mais um título importante na última terça-feira (18). A Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) concedeu o título de Doutor Honoris Causa ao artista baiano por causa das contribuições dele à cultura brasileira.
A cerimônia de premiação reuniu amigos e fãs do artista baiano no Teatro Odylo Costa, localizado no Campus Maracanã da universidade.
Leia também:
Celebridades como Camila Pitanga, Beth Jobim, Gabriel O Pensador prestigiaram o evento. Familiares como Flora Gil, Maria e José Gil também marcaram presença.
"Grato é como melhor posso me sentir nesse momento. Por compreender essa honraria como um sinal de que essa universidade busca olhar para além de si mesma. Ao seu redor. Como estou seguro de que foi certamente pelo conjunto da minha vida como artista popular e militante da cidadania que essa universidade me distingue hoje com a honorífica insígnia de doutor, sinto-me portador dessa qualificação", disse ele ao receber a mais alta honraria concedida pela universidade.
Gilberto Gil: 'Se não fosse negro, não faço ideia de que artista seria'
Recentemente, Gilberto Gil fez uma reflexão importante acerca da negritude e carreira através das redes sociais.
“Se eu não fosse negro, eu não faço a menor ideia de que artista eu seria. Ser negro, culturalmente negro, me dá uma relação com a música, com o ritmo, com o mundo religioso, com tudo, enfim, que eu não teria não sendo negro, portanto não seria o artista que eu sou. Seria outro, outra pessoa”, escreveu o cantor em texto publicado no Instagram.
Lucas Sales
Lucas Sales
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!