A gravidez de Gerusa (Luiza Valdetaro) não ficará escondida por muito tempo. Isso porque a noviça desmaia assim que seu avô sai do convento. A madre superiora chama uma irmã para socorrer a moça e percebe que ela, na verdade, está grávida.
Acompanhe aqui o resumo das novelas
Logo em seguida a madre resolve avisar a Ramiro Bastos (Antônio Fagundes) sobre a situação. “Depois que o senhor saiu, Gerusa desmaiou. Uma irmã que tem muita experiência - já fez vários partos inclusive - a examinou. Gerusa está grávida”, diz ela.
Ele, por sua vez, não acredita no que acaba de ouvir: “É ele o pai da criança? Mundinho Falcão (Mateus Solano)? Já não lhe reconheço, Gerusa. Minha neta, que sempre foi meu xodó, deitar mais um homem antes do casamento! Tu, Gerusa, parte meu coração”.
Desesperada, Gerusa tenta convencer o avô mais uma vez. “Meu avô, tudo pode ser consertado. Permita que eu case mais Mundinho. Coloque não as diferenças políticas acima de minha felicidade. Seu bisneto está a caminho”, implora a jovem.
|
|
Nem a chegada de um neto vai abalar os sentimentos de Ramiro. Ele logo nega qualquer possibilidade de reconciliação: “Meu bisneto? Tenho bisneto não! Meu sangue não mistura com o sangue de Mundinho Falcão. Tu pensa que aquele sujeito me afronta diante da cidade toda e ainda casa mais tu? Eu quero esse bisneto é nunca!”.
Para deixar Gerusa em desespero, Ramiro diz à madre que a neta não poderá receber a visita de ninguém e que seu filho, quando nascer, terá que ser entregue à uma casa de caridade. "Voinho, não! Quero ter minha família! Voinho, misericórdia! Permita não que meu filho viva feito órfão se tem mãe e pai!”, implora a menina.
Ele decide não ouvir os apelos da neta: “Tire as mãos de mim, Gerusa. Tu foi minha maior decepção. Teu destino está traçado. Nunca mais quero ouvir falar dessa criança”.
Quando chega em casa, o coronel se tranca no escritório e não consegue se conter e começa a chorar sozinho. Segundo o site oficial da novela, a cena vai ao ar nesta quarta-feira (17).